Na manhã desta sexta-feira (09/10), em homenagem ao Dia das Crianças, a equipe do voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), organizou uma festa para animar as crianças internadas na unidade. A ocasião contou com a colaboração de uma banda de frevo, participação de personagens de desenhos infantis e distribuição de brinquedos.
Os funcionários, colaboradores e voluntários do HDM levaram alegria e descontração aos pacientes e acompanhantes dos setores de Oncologia Infantil, Pediatria, Emergência Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI – pediátrica).
O coordenador do Voluntariado, Ruy Holanda, fala que “a ação é levar a alegria para as crianças através da comemoração do seu dia com muita festa. É um momento festivo, que leva as crianças a esquecerem, por um momento o seu tratamento, e isto pode ajudar na sua recuperação”, ressalta.
“E hoje podemos observar, a cada ano, um envolvimento maior não só dos voluntários, mas também dos funcionários do HDM. Que possibilita a realização de uma festa bastante animada. Deixando pacientes, funcionários e voluntários muito felizes. Está é a nossa missão”, complementou o coordenador do Voluntariado.
Para o usuário, Fabio Pereira, que estava acompanhando sua sobrinha na Emergência Pediátrica, a festa proporcionou muita alegria para a rotina no hospital. “As crianças precisam se animar, uma ação como essa faz bem para a criança e para a família vendo o sorriso no rosto dos nossos entes”, afirma.
Aniversário da Brinquedoteca
Na oportunidade foi comemorado também os cinco anos da Brinquedoteca, “um espaço onde a criança brinca livremente. O ambiente busca estimular o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, criatividade, imaginação e da autoestima”, explica a terapeuta ocupacional do HDM, Heloisa Helena L. de Oliveira.
A profissional realizou uma palestra para as mães e acompanhantes sobre “A Importância do Brincar no Ambiente Hospitalar”.
“No HDM trabalhamos a criatividade através das atividades lúdicas, expressiva com pintura, cola, com brinquedos de montar, com teatro e também realizamos um cinema todas as quintas-feiras no auditório do HDM”, ressalta a terapeuta ocupacional.




