SESAU

O cartório do Registro Civil de Juazeiro está funcionando desde o mês de junho deste ano e tem facilitado a vida de pais e mães que já saem da Maternidade Municipal com a documentação dos filhos. Cerca de 540 crianças já foram registradas na unidade.
Com isso, os pais não precisam procurar o cartório oficial para registrar os filhos. O pai de primeira viagem, Kennedy da Silva, de 19 anos, morador do bairro Argemiro, aprovou o serviço ofertado na maternidade. “Facilitou muito. Vim acompanhar o nascimento do meu filho e já saímos da Maternidade com a Certidão de Nascimento dele”, declarou.
A direção da Maternidade Municipal avalia positivamente o funcionamento do cartório. “O nosso governo está empenhado na questão da erradicação do sub-registro civil e o procedimento é igual ao feito no cartório geral. Para os pais casados civilmente, basta a presença do pai ou da mãe, que deve apresentar RG, CPF, Certidão de Casamento original e a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital. Já no caso dos pais que não são casados, é exigida a presença dos dois no cartório. Além disso, eles devem apresentar o RG e a Declaração de Nascido Vivo”, explicou Rivaércia Espínola.
Bruna Souza, de 23 anos, que também utilizou o serviço, destacou a importância do funcionamento do cartório no local. “Achei o máximo poder registrar meu bebê aqui, praticamente ainda no leito da maternidade. O cartório instalado na maternidade nos oferece total conforto num momento tão importante de nossas vidas”, disse satisfeita a vendedora.
A escrevente da Unidade do Cartório da Maternidade, Hérica Naiane, lembrou que sem a Certidão de Nascimento não se pode tirar CPF, Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e tampouco estudar na rede regular de ensino. “Fica ainda impedido de receber benefícios sociais do governo, como o Bolsa Família”, exemplificou.
A unidade do cartório do Registro Civil de Juazeiro foi implantada na Maternidade Municipal durante a programação da 5ª Semana do Bebê 2015 e tem por objetivo garantir às crianças que nascerem na maternidade sejam registrados antes de receberem alta hospitalar. O cartório existe há quatro meses e funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, oferecendo registro de nascimento gratuito.


