SEDIS
Nesta quinta-feira, 22, o CRAS Malhada da Areia, em Juazeiro, recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Otacílio Nunes de Sousa, de Petrolina, com o seu Museu de Ciências Ricardo Ferreira.
O auditório improvisado ficou cheio de “experimentos” levados e criados pelos alunos do Museu de Ciências e as crianças e adolescentes atendidas no CRAS Malhada da Areia pareciam encantados com todas as atividades apresentadas. Júlia Alencar é uma das estudantes do Colégio Otacílio Nunes de Sousa e demonstrava entusiasmo quando apresentava o “seu” Museu de Ciências aos assistidos do CRAS. “O nosso Museu tem destaque por ser o único localizado no sertão e estar aqui é muito bom porque nos dá a oportunidade de proporcionar a essas crianças e adolescentes um modo interativo de aprender Física, Química e Biologia. Foi interessante sentir a reciprocidade deles, o quanto eles se impressionaram com a facilidade de aprender mais rapidamente disciplinas que parecem tão chatas e difíceis”, afirma Júlia.
Pedro Micael, de 12 anos, mora no Bairro Piranga e é atendido no CRAS no horário vespertino. Ele parecia se encantar com tudo que era apresentado. “Eu achei tudo muito interessante. Eles nos mostraram que a gente pode aprender mais rápido e gostando, não é? Uma coisa que me chamou atenção foi como o som do Dó Ré Mi Fá sai desses tubos, eles explicaram e eu achei incrível”, deslumbrou-se. As visitas irão ocorrer ainda durante todo o mês de outubro em todos os Centros de Referência da cidade.
De acordo com Marcos Ribeiro, Professor de Física na Escola Otacílio Nunes e um dos responsáveis pelo Museu naquele momento, a ideia de visitar os CRAS é levar a ciência para todo mundo, popularizá-la. “Eu e a professora Perla trabalhamos essa proposta durante quatro anos. Um dos objetivos também é que os nossos alunos conheçam outra realidade de vida. Teremos o mês inteiro para visitar os CRAS e tenho certeza de que será sempre muito proveitoso”, disse Marcos Ribeiro. A visita contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsai Amaral.




