Como parte das ações da campanha mundial ‘Outubro Rosa’, de combate ao câncer de mama, a 6ª superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro-BA, promoveu a palestra “Câncer de Mama: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento” com o médico radiologista e coordenador do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, Adriano Carlos Bonafin. O encontro aconteceu na última quinta-feira (22) no auditório da empresa.
Segundo o chefe de recursos humanos da 6ª SR, Leosmar Bispo Valido, o objetivo da palestra foi alertar a todos os empregados sobre a doença. “É importante essa mobilização por parte das empresas para gerar a conscientização de se prevenir a doença pelo diagnóstico precoce, chamando a atenção principalmente das mulheres sobre esses cuidados”, acentua.
Para Adriano Carlos Bonafin, palestras como essas são muito relevantes, tendo em vista o número alto de casos de câncer de mama em todo país. “Essas ações fazem parte de uma dinâmica, de um trabalho tanto do Instituto Ivete Sangalo como da Codevasf, em trazer essas ideias do que é o câncer de mama, como diagnosticar e uma vez diagnosticado como fazer o tratamento adequado”, ressalta.
Em relação aos fatores que levam uma mulher a ter o câncer de mama, o radiologista enumera alguns: “São vários os fatores que levam ao desenvolvimento do câncer, como a primeira menstruação precoce, a última muito tardia, o número de gravidez reduzido, gerando a falta de amamentação, consumo de produtos industrializados, tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo, estresse e alterações genéticas hereditárias familiares”, explica.
Adriano Carlos Bonafin salienta que a mamografia é o principal exame para diagnosticar a doença e deve ser realizado periodicamente, anual ou bianualmente dependendo do caso, mas que acima de tudo a mulher deve conhecer seu corpo e fazer o autoexame.
Ainda segundo o radiologista, a alimentação e a prática de exercícios físicos melhoram e contribuem positivamente para a saúde de uma forma geral. “Além de cuidar da alimentação e realizar atividades físicas, as mulheres que tenham tido histórias de câncer de mama na família não devem esquecer a doença e deixar de fazer os exames e previnir”, pontua.
Segundo as informações do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, no Brasil, o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres e se configura como a primeira causa de mortalidade por câncer entre a população feminina.
Estagiária da Codevasf na área de segurança do trabalho, Marizete Costa dos Santos, aprovou a iniciativa da empresa. “É de suma importância eventos como esses para que os funcionários tenham mais informações e que os tabus sobre essa doença sejam quebrados”, relata.
A palestra “Câncer de Mama: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento” foi realizada através da Unidade de Gestão de Pessoas, órgão da Gerência Regional de Administração e Suporte Logístico (GRA/UGP) da 6ª superintendência regional.






