O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Sua posse está marcada para o dia 19 de abril. Ayres Britto vai substituir o ministro Cezar Peluso, que deixa o tribunal até 3 de setembro, quando completa 70 anos, idade limite para permanência ativa no serviço público.
Em novembro é a vez de Ayres Britto, que também atinge a idade limite da compulsória. Com a aposentadoria dos dois, o ministro Joaquim Barbosa, eleito hoje o novo vice-presidente da Corte Suprema, é quem assumirá a presidência, seguindo o rodízio natural que prevê informalmente que deve ser eleito presidente o ministro de maior antiguidade que ainda não tenha ocupado a presidência.
Com a aposentadoria de Peluso e Britto, caberá à presidente Dilma Rousseff nomear mais dois ministros para o Supremo, completando quatro indicações em seu primeiro mandato. Ela já indicou e nomeou o ministro Luiz Fux, que substituiu o ministro Eros Grau, e a ministra Rosa Weber, para o lugar da ministra Ellen Gracie. (R7)