Nada melhor que um prato de feijoada para recarregar as energias perdidas na folia, mas chegar em casa e aquecer o alimento pode provocar acidente. Quando o cansaço se une ao consumo excessivo de álcool, o corpo se torna letárgico e o folião pode ser vencido pelo sono, esquecendo a panela no fogo.
Para alertar a população para essa e outras posturas que podem causar graves acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar lançou uma campanha, com vídeos que ilustram situações perigosas que devem ser evitadas na
folia.
O comandante do 3º Grupamento Bombeiros Militares, major BM Ramón Diego, está trabalhando no circuito e garantiu que ações simples durante o carnaval podem reduzir o risco de acidente. O perigo pode surgir
dentro e fora de casa, antes e após o carnaval, “daí o folião deve sempre se certificar, por exemplo, que não deixou panelas no fogo antes de sair para a festa”, advertiu.
De acordo com Ramón Diego, os aparelhos elétricos também podem se tornar vilões no carnaval. “Ar condicionados, ventiladores micro-ondas, sem manutenção ou ligados durante um longo período, podem provocar sobrecarga na rede elétrica e, consequentemente, incêndios”, observou.
No circuito
Ir atrás do trio elétrico também pode se tornar perigoso. No caso do folião ficar muito próximo dele, há, pelo menos, duas situações: risco de objetos, ao caírem dos caminhões, atingi-lo e, numa correria, ficar imprensado contra a lateral do veículo, provocando, no mínimo, queimaduras.
“Também é importante não se aproximar de fios desencapados, evitar pular em cima de bueiros e subir em árvores”, ressaltou major Ramón, ao lembrar que muitas pessoas aproveitam as árvores para ficar mais próximos de
artistas preferidos, sem a percepção do risco que está enfrentando. “O tronco pode estar podre ou esconder animais peçonhentos, que ali fazem ninho”
Fonte: ASCOM SSP BA




