O Bispo é o responsável pela celebração da Eucaristia e demais sacramentos dos carismas e ministérios do Povo de Deus. E segundo o Direito Canônico, proveniente da Lei da Igreja Católica, tal autoridade religiosa tem de pedir renúncia ao completar 75 anos. E adiantando-se à data e já preparando sua saída da liderança da Diocese de Juazeiro, o bispo Dom José Geraldo da Cruz, na manhã desta quarta-feira (17), revelou que pediu a indicação de um Bispo Coadjutor, isto é, aquele que chegará a Diocese como auxiliar, e posteriormente, será seu sucessor. Por conta disto, a cidade receberá o Reverendo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, da Ordem dos Franciscanos.
No evento, que foi uma coletiva a toda imprensa do Vale São Francisco, realizada na Casa Paroquial da Catedral Santuário – Auditório Papa Francisco, o Dom José Geraldo da Cruz nos revela em mensagem lida. “Eis que lhes anuncio a boa nova: esta manhã foi anunciada a nomeação do Bispo Coadjutor da Diocese de Juazeiro. Trata-se do Reverendo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, atualmente Ministro Provincial da Província Santo Antonio com sede em Recife. Ele [Frei Carlos Alberto Breis Pereira] é Franciscano, natural de Santa Catarina, mas, há muito tempo, reside no Nordeste, Ceará, Pernambuco, sobretudo.”
Dom José Geraldo da Cruz, que completará seus 75 anos em agosto, revelou que ainda não tem uma data para apresentação definitiva de seu sucessor, está que será revelada nos próximos 60 dias e ainda acrescenta. “[sic] Não é a pessoa que eu tinha sugerido, mas, pelo currículo dele creio que trará grandes esperanças para a nossa Diocese e corresponderá certamente ao que nós pensávamos. É Franciscano, deixando-nos muito à vontade às margens do Rio São Francisco. Aliás, ele é originário da cidade de São Francisco do Sul, localizada na Ilha de São Francisco. Parece profético! Em breve teremos mais informações e, logo que possível, estará no meio de nós para que nos conheçamos, juntos, prepararmos a nossa caminhada.”
Já o pároco do Santuário Nossa Senhora Rainha das Grotas, Josemar Mota, comenta sobre a chegada e a expectativa do novo Bispo Diocesano, que até sua posse definitiva será, Bispo Coadjutor. “Olhe, o nosso atual Bispo Diocesano Dom José Geraldo tem realizado um trabalho muito positivo em nossa Diocese, na administração, na formação dos padres, no acompanhamento das comunidades, nas diversas pastorais, quer dizer, tem sido um pastor aqui em nossa Diocese que tem buscado doar sua vida e corresponder com a missão que lhe fora dada pela Igreja [Igreja Católica lhe confiou.”
FREI CARLOS ALBERTO BREIS PEREIRA

O Reverendo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, é Frei, da Ordem Franciscana, é natural da província franciscana de Santo Antonio Brasil. Nascido no dia 16 de setembro de 1965, 51 anos, filho de José Gonçalves Pereira e Marlene Breis Pereira, em São Francisco do Sul (SC). Entrou na Ordem do Frades Menores, em Rodeio (SC), em 1986; Ordenação Diaconal, pela imposição das mãos de Dom Valfredo Tepe, OFM, em Olinda (PE), em 1993 e Ordenação Presbiteral, pela imposição das mãos de Dom Aloísio Lorscheider, OFM, em Fortaleza (CE), em 1994. E ainda, é bacharel: em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF) e em Teologia pelo Instituto Franciscano de Teologia (IFTO); e mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.
Por Emaísa Lima




