Há três anos que a Escola de formação de Vigilantes Mirante, implantada no município de Juazeiro, vem desenvolvendo cursos profissionais na área de segurança privada. Com a perspectiva de inovar, atender o público e as empresas de segurança, a instituição também tem desenvolvido parcerias com a segurança pública da região. Conforme ressalta o 1º tenente da PM/BA, Gisnaac Oliveira, instrutor do tema há mais de 20 anos, os órgãos de segurança precisam de uma integração maior, em busca de instrumentos e ações que minimizem os índices de violência e as taxas de roubos e homicídios.
Caso recente de parceria foi a efetivação do curso básico de Formação de Mecânico de Armas, autorizado pelo exército e pela Polícia Federal, para os agentes de segurança pública e privada, oferecido pela empresa CS3 – Consultoria e Treinamento em Segurança. No curso, estiveram presentes guarda municipal, polícias militares, técnicos em segurança, proprietários de escolas de vigilantes, atiradores, entre outros. Esse é um exemplo claro que a escola Mirante busca a qualificação e a continuidade dos cursos, sobretudo no complemento à formação de seus agentes, como brigadista, escolta armada, extensão em transporte de valores e segurança pessoal.
Essas inovações ganharam visibilidade no vale do São Francisco, sendo reconhecidas como formas de contribuir preventivamente com as instituições, além de estimular ações operacionais para a diminuição das taxas de criminalidade. Sabe-se que a ampliação de qualificação dos profissionais resulta em formação e fortalecimento pela retomada de um gerenciamento de crises com diálogo e, ainda, sejam estimuladas mais parcerias público-privada, numa perspectiva de consolidação de novos cursos para o exercício de um controle social de segurança.
O país precisa de mais apoio na área de segurança, explica o instrutor de segurança, Renato dos Santos Felipe, diretor da escola MIRANTE. Para ele, não basta investir apenas em compra de apetrechos como armas, viaturas e coletes, é necessário investir em tecnologias avançadas, como sistema de monitoramento e controle, aparelhamento e formação continuada dos seguranças. Isso demonstra seriedade na gestão das políticas públicas, fato que, além de servir de base para os debates em favor dessas questões, auxiliam na estrutura do poder público.
Ascom Centro de Formaçao de Vigilantes


