Quatro dos sete jogadores de um time de rúgbi da Argentina que espancaram um delegado em uma boate na Gávea, na Zona Sul, na madrugada desta sexta-feira (11), tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça do Rio no fim da tarde. Os atletas foram levados para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, para triagem. Outros três tiveram liberdade provisória concedida, mas todos estão impedidos de deixar o país e responderão por lesão corporal grave e resistência.
O grupo foi preso em flagrante após agressão ao delegado da Polícia Civil Gustavo Rodrigues, lotado como assistente na 20ª DP (Vila Isabel), e o amigo dele, Rodrigo Henrique Araújo Rosa. Gustavo teve a mandíbula fraturada e um dente quebrado por socos e chutes que levou dos atletas.
De acordo com informações fornecidas pela 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado, Rodrigues estava na boate Palaphita quando tentou ajudar um amigo que estaria sendo agredido pelos argentinos, atletas do time Los Cedros, de Buenos Aires. O delegado acabou sendo espancado pelo grupo.
Ainda segundo a polícia, Rodrigues chegou a ser chutado pelos agressores quando estava caído no chão, mesmo após ter ficado desacordado.
Os acusados pela agressão foram identificados como Patricio Velazquez, Tomás Fernández, Herman Gabriel Gonzales e Adrian Gustavo de Donato, que tiveram a prisão preventiva decretada; e Ignacio Iturraspe, Matias Augustin Tapia Gomes e Fermin Francisco Ibarra, que responderão em liberdade. Os sete argentinos tiveram o passaporte retido.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, as imagens de câmeras de segurança da boate foram determinantes para a decisão do juiz.
Confusão generalizada, diz advogado
Um advogado contratado pelo consulado argentino informou que eles estavam no Rio participando de um intercâmbio esportivo e que iriam embora na manhã de sábado (12). Segundo ele, houve uma confusão generalizada na boate.
O Club Los Cedros existe desde 1969, tem sede em San Miguel, na Grande Buenos Aires, e atualmente disputa a terceira divisão da liga argentina. Eles estão no Brasil há uma semana, onde participam de amistosos como parte da pré-temporada do time. No último domingo (6), eles venceram o jogo disputado contra o Volta Redonda na cidade do Sul Fluminense.
Do G1




