Correios vão criar terminais de autoatendimento em pontos estratégicos do Rio

Os Correios vão criar terminais de autoatendimento em pontos estratégicos do estado do Rio de Janeiro, onde o usuário poderá fazer a retirada de objetos encomendados ou enviados. Também serão instaladas agências em comunidades próximas às unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A decisão tem o objetivo melhorar o atendimento à população. “Estamos na fase de planejamento e dimensionando quantos postos são necessários. Vamos mudar a face da cidade com relação ao serviço postal. Será o primeiro estado com este tipo de atendimento”, disse o coordenador da força-tarefa, Sérgio Repolho, em entrevista à Agência Brasil.

As medidas estão sendo preparadas pela força-tarefa montada pela empresa, composta por 30 técnicos, inclusive de outros estados. Se houver necessidade, o número pode aumentar. “Estamos buscando técnicos no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Recife. Onde houver profissionais bons, iremos buscar, para aprimorar o nosso serviço no Rio de Janeiro”, afirmou.

De acordo com ele, o Rio (15%) e São Paulo (55%) concentram a maior parte do movimento de serviços dos Correios no Brasil. Enquanto em São Paulo o serviço é bem avaliado, no Rio ele deixa a desejar. Na avaliação dos Correios, parte dos problemas tem relação com a segurança pública, como os assaltos sofridos pelos carteiros, o que fez a empresa classificar como de risco algumas áreas no estado, onde, por esse motivo, a prestação do serviço não ocorre. “Nós sabemos que temos que aprimorar nosso processo interno.”

Reclamações

A empresa é uma das recordistas de reclamações no Procon do Rio. O assunto foi debatido pelos integrantes da força-tarefa com a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio, Cidinha Campos. Uma das reclamações mais frequentes é a de consumidores que compram mercadorias na internet, pagam para receber em casa, mas, no momento da entrega, ficam sabendo que precisam se dirigir a uma unidade dos Correios para pegar a compra. Só que a taxa paga para a entrega não é devolvida. “Eles têm que devolver o dinheiro. É o que diz a lei e eles não estão fazendo isso. Eles vão ter que arranjar uma solução, porque enquanto isso acontecer eles serão multados pelo Procon”, disse Cidinha.

Segundo a secretária, outra reclamação constante é o transtorno ao consumidor que vai buscar a compra em uma unidade dos Correios e fica sabendo que ela estava em outra, mas, ao chegar lá, é informado que, na verdade, a compra estava na unidade anterior. “A pessoa pagou para ter em casa, e não chega. Daí, fica desesperada, telefonando, e dizem que a encomenda está nos Correios da Penha. Ele vai lá, não está, e dizem que está em Benfica. Ele vai em Benfica, e estava na Penha mesmo. É uma bagunça. Já teve muita denúncia”, contou.

Área de risco

A motorista Célia Regina Paulino Motta, de 46 anos, mora em Realengo, na zona oeste, e já registrou várias reclamações. Ela disse que, na rua onde vive há 35 anos, havia um carteiro fixo, mas faz tempo que ele não trabalha mais no local. Com isso, ela tem que buscar tanto correspondências como compras que faz pela internet, no bairro de Campo Grande, o que a obriga pagar as passagens de ônibus. “É uma fila quilométrica. Você fica exposta ao sol, sem contar os idosos que ficam na fila sem lugar para sentar. Acho isso um absurdo. Fiz reclamação nos Correios e estou esperando a resposta deles até hoje”.

Célia contou ainda que a rua dela é bastante movimentada, e não fica dentro de comunidade considerada área de risco. “Eu parei de comprar pelo site. Até no endereço da minha tia, que é em Padre Miguel, eu coloquei. Não é área de risco ali, é uma rua principal, onde os ônibus passam e tem mercado, e eles não queriam entregar. Então, cancelei a compra”.

O coordenador da força-tarefa dos Correios admitiu que a origem desse problema também é a questão da segurança. Segundo ele, quando o cliente faz uma compra no balcão de uma loja dos Correios e o local de entrega fica em alguma área considerada de risco, isso é identificado, imediatamente, por meio do código de endereçamento postal (CEP) e é informado que a entrega não poderá ser feita em casa.

“Mas, quando a compra é feita em sites de lojas, o cliente não tem este tipo de informação, acaba contratando e pagando pelo serviço. Já dissemos a essas empresas que precisam informar os clientes se existir alguma situação de restrição de entrega. Nós nos rendemos às informações que o Procon nos deu sobre isso, e estamos corrigindo o nosso sistema. Isso já vai minimizar o problema dos nossos clientes”, ressaltou.

Na avaliação da secretária, é preciso também analisar o conceito adotado pela empresa para identificar as áreas de risco para a segurança dos profissionais trabalhares. “Eles estigmatizam a área para se livrar do serviço. Eu falei isso para eles, porque quem está na área de risco são eles que têm a central de distribuição em Benfica. Eles que fizeram a central em lugar errado e não é o povo que mora no lugar errado.”

Cidinha Campos disse que os Correios precisam avaliar a fiscalização interna dos casos de assalto e não apenas apontar a população como responsável. “Os Correios são mais ou menos como se fossem da Cruz Vermelha. Temos que resgatar isso. Entrou o cara dos Correios, respeita. Hoje não tem mais a mística de respeitar o carteiro como se respeita médico que chega com a ambulância. Mas é preciso que os Correios resolvam o seu problema interno primeiro em vez de atribuir à população a responsabilidade pelos riscos que os funcionários correm.”

Afastamentos

No Rio, a empresa em 14 mil empregados, incluindo carteiros nas ruas, os que trabalham em serviços administrativos e em centros de distribuição. Nas áreas de encomendas, pacotes e expressos (Sedex) são 920 empregados e na entrega postal, em torno de 6 mil empregados.

Apesar do contingente, o coordenador reconheceu que é preciso contratar trabalhadores, por causa do alto grau de absenteísmo (ausência do trabalhador) que ocorre, especialmente, de carteiros que passam por assaltos e precisam se afastar para tratamento psicológico.

“A situação afeta o cliente, seja por uma paralisação momentânea da sua entrega, ou seja, também pelo afastamento do carteiro em si. Temos casos críticos no nosso Centro de Distribuição da Penha. Temos ali a metade dos nossos carteiros afastados. Duque de Caxias também é uma situação complicadíssima, Bangu é um dos bairros mais afetados nas nossas estatísticas de ocorrências”, revelou Sérgio Repolho.

Em fevereiro deste ano, na Penha foram 19 ocorrências, o que representou um crescimento de 34% em relação ao mesmo mês de 2015. Em Bangu foram 11 registros, aumento de 70% na comparação com o período anterior. Em Caxias, foram 13 ocorrências significando alta de 50% se levado em conta o total do ano passado.

O coordenador acrescentou que, em situações excepcionais de serviços ou em casos de afastamento de trabalho, a lei de mão de obra temporária permite à empresa usar o dispositivo. “Estamos quantificando [o número extra de trabalhadores], mas certamente será em torno de 200 empregados, pelo menos, temporários, com período de três meses de contrato, podendo ser prorrogados por mais três meses. Enquanto isso vamos buscar, certamente, o apoio de empregados próprios”.

Outras medidas

Entre as medidas que serão adotadas está também a contratação de escolta armada para acompanhar as entregas e sistema de segurança nos centros de distribuição, com sistema de imagens nas instalações. Será aplicado ainda um sistema de monitoramento dos veículos usados pela empresa e haverá a colocação de chips nos pacotes para identificar em que momento ocorreu o desvio da mercadoria. “Isso é maravilhoso. Estou me sentindo na Suécia. A gente tem que acreditar. Eles vieram aqui tão empenhados, com soluções até mais avançadas do que a gente pedia”, disse a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor.

Para Cidinha Campos, as medidas analisadas pelos Correios podem contribuir para melhorar os serviços no estado do Rio. “Achei a vinda deles aqui muito produtiva, e eles esperam ter o reconhecimento de que houve uma melhora em um prazo de três meses, pela própria população. É um prazo razoável”, disse. A necessidade de fazer licitações para a contratação de serviços no setor público pode atrasar a entrada em vigor de alguma medida. “É preciso ter essa proteção, mas ao mesmo tempo, em algumas situações, ela emperra o serviço”.

Agencia Brasil

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz de Trump, diz cardeal

post-image

O papa Leão XIV está entre os líderes mundiais convidados a integrar o “Conselho de Paz” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou o cardeal Pietro Parolin, principal autoridade diplomática do Vaticano, nesta quarta-feira (21).

Leão, o primeiro papa dos EUA e crítico de algumas das políticas de Trump, está avaliando o convite, afirmou o cardeal.

“O papa recebeu um convite e estamos considerando o que fazer. Acredito que será algo que exigirá um pouco de tempo para reflexão antes de darmos uma resposta”, disse Parolin a jornalistas.

O conselho foi inicialmente criado para pôr fim ao conflito em Gaza, porém Trump afirmou que o grupo terá um escopo muito mais amplo e buscará resolver conflitos globalmente.

Embora alguns países, como Israel e Egito, tenham aceitado o convite, vários outros…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

post-image

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado, 17 de janeiro.

O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia.

Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados…

Read More
Política Relevantes Revista

Geraldo Alckmin afirma que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720…

Read More
Política Relevantes

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

post-image

O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país, podemos estar diante disso. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, com as formalidades, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas, ao mesmo tempo, sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Haddad informou que tem conversado diariamente com o presidente…

Read More
Política Relevantes

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

post-image

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More