Durante a edição deste sábado (12) do “Jornal Nacional“, a Globo colocou no ar um editorial histórico rebatendo uma carta dos advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins e Rodrigo Azevedo Ferrão, que representam o Lula. Eles solicitaram o direito de resposta à reportagem da quinta-feira (10) sobre a entrevista dos promotores de São Paulo em que detalham as denúncias contra o ex-presidente.
A emissora, porém, já havia pedido ao Instituto Lula um nota comentando a denúncia. A mesmo foi divulgada no noticiário praticamente na íntegra, lida por William Bonner e Renata Vasconcellos, apenas com adaptações para transformá-la em texto jornalístico.
As advogados afirmam que a reportagem foi ofensiva ao ex-presidente da República. Entretanto, trata-se apenas do relato objetivo da entrevista dos promotores paulistas.
Ao fim do editorial, com todos os fatos já devidamente esclarecidos ao público, Alexandre Garcia, que apresentou o jornal no sábado, conclui: “A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente. Cumpre apenas a sua missão de informar o povo. Respaldada pela Constituição, continuará a fazê-lo, com serenidade, e sem nada a temer”.
Fonte RegistroPOP




