Fechada desde o dia 21 de março, a Ilha do Fogo, localizada entre as cidades dePetrolina, no Sertão de Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, deve ser reaberta nesta quinta-feira (31). O balneário foi interditado depois que um grupo de banhistas foi atacado por abelhas. O processo de retirada do enxame, que ocasionou o fechamento, começou nesta terça-feira (29).
Segundo a nota enviada pela Prefeitura de Petrolina, o trabalho de retirada das abelhas está sendo realizado deste esta terça-feira (29), com o apoio do Corpo de Bombeiros e de profissionais do curso de Zootecnia da Universidade federal do Vale do São Francisco (Univasf), especialista em apicultura e meliponicultura.
Ainda de acordo com a prefeitura, o processo só deve ser finalizado nesta quarta-feira (30), devido a dificuldade de acesso ao local do enxame. O trabalho de excisão envolve o manejo produtivo, extraindo a abelha rainha para dispersar as operárias. Após a remoção, as abelhas serão encaminhadas para a Univasf.
Como a ilha é um local propício para a existência de colmeias, devido a vegetação, sombra e água, o balneário continuará sendo monitorado para observar a presença de novos casos. Segundo o secretário de Turismo, Iuric Pires, a previsão é de que o local seja reaberto nesta quinta-feira (31).
Do G1 Petrolina