O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, recebeu esta semana uma comissão formada por representantes dos moradores do Vale do Salitre, que procuraram a instituição para discutirem soluções para os problemas enfrentados pelos salitreiros, como desassoreamento dos rios, falta d’água, titularização de terras e infra-estrutura.
Sobre as duas demandas iniciais foi colocado que é necessário um planejamento que obedeça às leis de licenciamento ambiental e que já existem estudos técnicos para solucioná-las. Inicialmente, a idéia é a da utilização de tubulações pressurizadas com válvulas reguladoras de pressão e vazão. Em seguida, foi discutida a possibilidade de construção de uma barragem, que está orçada em cerca de R$ 10 milhões, a qual deve resolver definitivamente o problema da escassez de água.
O superintendente Emanoel Lima explicou à comissão sobre a responsabilidade da Codevasf em fortalecer a agricultura familiar e os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), para isso “Vamos procurar atender a todos, o que é uma das obrigações da empresa pública. Vamos buscar a execução disso, mas também necessitamos da cooperação de todos para conseguirmos êxito”.
Quanto à regularização fundiária, segundo Emanoel, o órgão tem trabalhado para melhorar principalmente a questão do georreferenciamento. Para isso serão firmadas parcerias com órgãos como a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), por exemplo, para que seja feito um reforço no corpo técnico dos topógrafos para celeridade dos processos.
Para Francisco Assis de Almeida, um dos representantes dos salitreiros, a reunião foi positiva, porque a Codevasf mostrou quais os caminhos devem ser seguidos para que sejam encontradas soluções a curto e a médio prazos e assim, a situação seja resolvida.
Sobre a infra-estrutura geral no Vale do Salitre, a comissão ficou sabendo que já foi autorizada a realização de uma licitação para aquisição de uma retroescavadeira, que será usada principalmente na limpeza da calha do rio Salitre. Outras ações serão as de saneamento de algumas áreas e recuperação de estradas. Muitos desses projetos já estão em fase de conclusão, e deverão ser encaminhados em breve para execução.