O governo municipal de Petrolina tem se dedicado cada vez mais a ações voltadas para o meio ambiente, prova disto é um projeto de arborização que está sendo implantado no município: o Petrolina Mais Verde. Através dele, a Prefeitura promove o cultivo de espécies nativas do semiárido que possam ter um desenvolvimento saudável, proporcionando à população áreas verdes e melhorando a qualidade do ar.
A ação, que está desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria-Executiva de Irrigação, foi idealizada pelo ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, e envolve etapas de manutenção, plantio e substituição de árvores desvitalizadas. 280 mudas, com tamanhos que variam entre 2 e 4 metros, compõem a primeira fase do programa. As categorias selecionadas para compor a nova arborização variam entre Ipê, Oiti, Pau Brasil, Palmeira Areca de Locuba, entre outras.
As espécies que serão plantadas têm características mais compatíveis com os equipamentos urbanos, evitando danos em calçadas e tubulações subterrâneas devido às raízes projetadas para dentro do solo, que não se espalham pelas laterais.
A meta da prefeitura é plantar ainda no primeiro semestre deste ano aproximadamente 500 mudas em locais como jardins e avenidas. “Temos árvores plantadas na cidade que não fazem parte da flora nativa e que causam diversos prejuízos, danificando redes elétricas e casas. Árvores que colocam em risco até a vida das pessoas. O novo projeto de arborização utiliza árvores adequadas para nossa dinâmica urbana e que fazem parte do nosso bioma nativo.”, salientou o prefeito Julio Lossio.
Ascom Seinfram