Na programação da 6ª Semana do Bebê em Juazeiro, foi realizado nesta terça-feira, 10, na Univasf, palestra e mesa redonda sobre a violência obstétrica, direito reprodutivo, direito de brincar, parto humanizado e os cuidados com a primeira infância.
A palestra foi direcionada para as equipes das Secretarias da Saúde, do Social, e coordenadores das creches do município e professores. A professora Ana Carla, de 36 anos ressaltou a importância da temática. “É um momento para discutirmos a primeira infância tanto na formação escolar, como na sociedade e os cuidados com saúde delas. Considero o momento muito satisfatório”, disse.
Durante o encontro, a psicóloga Tatiana Aline, falou sobre os procedimentos do parto humanizado e da violência sofrida pelas gestantes no momento do parto, abordando estratégias de prevenção baseado no respeito da escolha da mulher e na adoção de procedimentos que não causem dor ou sofrimento desnecessários à mãe e ao bebê. Na oportunidade ela também tirou dúvidas do público sobre diversos assuntos.
Em seguida foi à vez do professor da Univasf, Marcelo Ribeiro, abordar na roda de conversa o tema ‘Direito de Brincar’. “Toda criança deve ter acesso a uma boa alimentação, a uma educação de qualidade e a um atendimento médico adequado, direitos já defendidos por lei e reconhecidos como primordiais, mas o direito de brincar da criança também precisa ser visto como um direito essencial ao desenvolvimento infantil”, destacou Ribeiro.
Os psicólogos Thiago Santos e Melina Carvalho também participaram do evento abordando a garantia dos direitos a primeira infância, como forma de proteção e cuidado dessas crianças no âmbito social, escolar e na saúde.
Com o tema “Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês”, a 6ª Semana do Bebê em Juazeiro prossegue até 14 de maio com ações realizadas pela Prefeitura de Juazeiro (Secretaria da Saúde, SEDIS, Educação) em prol da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. O evento tem sido um verdadeiro sucesso com uma programação voltada para as crianças e adolescentes. Palestras, oficinas, jogos e brincadeiras são oferecidos em diversas partes da cidade.
Ascom SESAU