Até o final desse ano Juazeiro terá com 95% de área saneada, índice alcançado por poucos municípios do Brasil. A afirmação é do diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, Joaquim Neto, que na manhã desta sexta-feira (27), na companhia do prefeito Isaac Carvalho inaugurou mais uma Estação Elevatória de Esgoto, dentro da agenda do Toda Sexta tem Obra.
Localizada entre os bairros Dom José Rodrigues e Antonio Conselheiro, esta é a quinta estação concluída do total de 20 que estão em construção. De acordo com o engenheiro Henrique Santiago, coordenador das obras de saneamento no município, outras três estações já estão prontas para entrarem em funcionamento e, até o final de outubro todas as 20 estarão concluídas. Santiago disse ainda que as ligações domiciliares continuam sendo feitas nos bairros Jardim Flórida, Alto da Aliança, Codevasf e Tabuleiro, bem como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que fica no bairro São Geraldo.
Para o líder comunitário Hilário Felipe dos Santos, vice presidente da Associação de Moradores do bairro Antonio Conselheiro, esse é um sonho aguardado por todos e que agora se torna realidade. “Sabemos que saneamento é saúde e que os índices de doenças caíram significativamente onde a obra já foi realizada. Até a quantidade de muriçocas diminui com esse serviço que estamos vendo chegar também a nossa comunidade. Muito obrigado prefeito Isaac e Joaquim Neto por esse beneficio”, salientou.
O diretor do SAAE fez um balanço das ações do governo e da autarquia nos últimos anos, destacando obras importantes conseguidas, segundo Joaquim Neto, através do esforço do prefeito Isaac Carvalho e de toda equipe que compõe o governo municipal. “Nesses quase oito anos de governo provamos que quando se trabalha com vontade e transparência a gestão pública tem jeito sim. O prefeito Isaac transpôs todas as expectativas e, para mim é um prazer fazer parte desta equipe que está transformando Juazeiro. Resolvemos o problema da falta de água que existia no município e assumimos esse novo desafio que é o saneamento. Com o apoio de toda equipe do SAAE e das secretarias que compõem essa gestão estamos tocando a obra e, teremos o prazer de no final do ano, junto com vocês, entregar Juazeiro com 95% de área saneada. Juazeiro cresceu muito nos últimos anos, mas temos que pensar a cidade para os próximos 20 anos. Baseado nisso estamos projetando uma nova estação de tratamento de água e outra de esgoto que ficarão nas proximidades do antigo porto”, revelou Joaquim.
Para o vereador Damião Medrado, esta é uma obra de grande importância, pois há muito que os moradores do Dom José Rodrigues reivindicavam. “A comunidade estava ansiosa, mas hoje podemos festejar a entrega desta estação elevatória que irá permitir coletar todo o esgoto do nosso bairro. Somos gratos a esse governo que chegou para fazer a transformação e que, certamente continuará trabalhando em beneficio de todos”, disse o presidente da Câmara, que aproveitou e cobrou também o saneamento no Bairro Pedro Raimundo.
Como sempre, o vice-prefeito Francisco Oliveira, iniciou sua fala com um hino de louvor. Lembrou que Juazeiro é a única cidade do país que inaugura obra toda sexta-feira e mesmo apesar da crise que se instalou no Brasil, continua abrindo novas empresas e gerando empregos, sendo a 1ª cidade nesse segmento em todo o país. “Deus colocou Isaac no caminho e no lugar certo para fazer as políticas públicas necessárias, aplicando o dinheiro em beneficio de quem mais precisa”, resumiu.
O deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó) comemorou mais esta obra lembrando que desde 1992 o povo aguardava o saneamento. “Vivemos um momento de transformação e temos que comemorar, pois nesse governo tudo que é feito é de qualidade pensando no bem estar da população e no Juazeiro do futuro”, pontuou.
Num rápido balanço o prefeito Isaac Carvalho destacou as novas avenidas e as BR – 235 e BA – 210, afirmando que entrou para a política não com interesses pessoais, mas sim com a vontade de contribuir com o desenvolvimento de Juazeiro. “É claro que não podemos fazer em oito anos o que deixaram de fazer em 50, mas muito já foi feito e muito resta a fazer. Vivemos uma nova realidade e a prova disso é essa obra do saneamento que passou pelas mãos de muitos, entretanto foi abandonada e nós assumimos e estamos concluindo. Para a realização de mais de 300 obras já entregues e mais de 100 que estão em andamento contamos com parcerias que fortalecem nossa gestão e, como já fizemos no João Paulo II, queremos até o fim do ano deixar a maioria dos bairros sem esgoto nas ruas”, salientou o prefeito.
SAAE