Diferentes carrancas, lendas do rio e a fauna da Caatinga fazem parte de uma instalação sobre o rio São Francisco exposta no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A exposição integra o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece até amanhã (9), e foi organizada pelo Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf especialmente para o evento. A mostra é gratuita e aberta ao público.
Uma canoa de tolda representando a cultura da navegação e um cubo com sementes da Caatinga em desenho abstrato, ambos produzidos pelo artista juazeirense Antonio Coelho de Assis, conhecido como Coelhão, recepcionam quem chega ao Complexo Multieventos. Há também um telefone público com seis lendas gravadas (Mãe d’água, Nêgo d’água, Minhocão, Nossa Senhora das Grotas, Carrancas e Cobra Grande) que podem ser ouvidas pelos visitantes e infográficos sobre a bacia do São Francisco e o umbuzeiro. Filtros nas cores vermelha, verde e azul auxiliam o visitante a apreciar o painel de RGB com ilustrações sobrepostas, que retratam a fauna da região.
Para a gerente educacional do EACC, Mônica Sberze, esta é uma forma de ilustrar a bacia do São Francisco. “É uma ótima oportunidade para trazer um pouco da cultura do rio”, explica. Após o simpósio, as peças que fazem parte da mostra seguirão para o Espaço Plural da Univasf, localizado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro, onde funciona o EACC atualmente e comporão também a seção permanente sobre o rio São Francisco no futuro Museu EACC Orla, em Petrolina.
Por: Assessoria de Comunicação




