O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e o Colegiado de Jornalismo do Departamento de Ciências Humanas (DCH)-campus III, Juazeiro realizaram o lançamento dos livros: Jogos digitais, cidade e (trans) mídia; Jogos Locativos e Da terra seca brota uma flor. O evento aconteceu no Canto de Tudo, no DCH III/Uneb e foi prestigiado por estudantes e professores do campus.
Jogos Digitais, Cidade e (Trans) Mídia e Jogos Locativos são de autoria do doutor Luiz Adolfo de Andrade, coordenador do Colegiado de Jornalismo e professor no PPGESA e no curso de Jornalismo. Para ele, a ideia do primeiro livro é apresentar esses jogos como uma ferramenta de comunicação baseada no uso da cidade e como resultado disso, surge uma linguagem transmídia emergente. “O livro é uma releitura da minha tese de doutorado, na qual eu trabalhei com o gênero de jogos de realidade alternativa pensando como o jogo se relaciona com a cidade e muda a cultura dos games”, afirmou. Já sobre Jogos Locativos, Luiz Adolfo pontuou que se trata de um livro com uma linguagem mais acessível voltada para iniciantes.
O livro é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do DCH III. “Minha ideia foi pegar um pouco da teoria que eu desenvolvi na minha tese e atualizá-la com exemplos novos. O que eu fiz em Jogos Locativos foi propor uma nova categoria para os videogames, que são os jogos locativos que envolvem gêneros, sendo um deles o tema do meu primeiro livro” disse.
Da Terra Seca Brota Uma Flor: relações de gênero e educação no contexto semiárido, é o resultado da pesquisa de mestrado de Pedro Paulo Souza Rios, ex-aluno do PPGESA. “Nesse livro eu falo exatamente como se estabelecem as relações entre homens e mulheres no semiárido brasileiro, essa pesquisa vai mostrar o ser homem e o ser mulher em relações mais humanas, desfazendo alguns mitos existentes em torno disso” falou.
TEXTO: ADÁLIO BARBOSA/ FOTOS: ILANA BARBOSA




