São atendidas pela unidade de Petrolina, 104 pessoas, de sete municípios. Com demissões, unidade pode não continuar mais funcionando.
Funcionários do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Regional em Petrolina foram demitidos na última sexta-feira (10). Com isso, a unidade pode não continuar funcionando.
Todos os funcionários foram informados da demissão pela empresa que administra o local. “Nós tomamos conhecimento que terminou o contrato com o estado. Nós não temos resposta do estado se a unidade continua ou não”, explica a assistente social Maria das Graças Pimentel”.
Em Pernambuco, existem treze centros de referência especializados de assistência social. A unidade de Petrolina atende toda a região do Sertão do São Francisco. Com o fechamento do local, ainda não se sabe o que vai acontecer com as 104 pessoas, de sete municípios, que eram atendidas. “A nossa preocupação é muito grande e nós ficamos em uma situação muito melindrosa perante nossos usuários, porque enquanto profissionais da assistência, nós devemos respostas a eles.
Uma mulher que não quis ser identificada por motivos de segurança buscou atendimento no Creas. Ela conta que está sem poder contar com psicólogo e visita de outros profissionais em casa desde setembro e que a partir de agora está preocupada com a continuação do acompanhamento. “Eu fico imaginando como é que vai ser daqui por diante, quem vai me acompanhar. Está faltando uma explicação a todos os usuários”
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado, o Creas Municipal de Petrolina continua funcionando, o que será fechado é o regional. O motivo é que não há mais necessidade dele existir, porque muitos municípios passaram a ter o seu Creas local.
G1 Petrolina




