A Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova promoveu na manhã desta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores, a entrega de kits de materiais para os agentes de combate às endemias e 03 microscópios. Adquiridos com recursos próprios, o material irá proporcionar maior segurança e comodidade a estes profissionais nas ações de combate a diversas endemias, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados a população casanovense.
No total, 53 agentes que trabalham no combate a doenças como Dengue, Doença de Chagas e Leishmaniose, passam a contar com um fardamento completo para execução de suas atividades com um material composto por duas camisas, calça e uma bolsa, além de capacete, óculos e lanternas. A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Xavier, dos secretários municipais, vereadores, trabalhadores da área da saúde, empresários e comunidade local.
“Nossa preocupação é valorizar e dar melhores condições de trabalho, pois é fundamental o trabalho dos agentes no processo de melhoria da saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Solon Xavier. Ele destacou a importância das ações desenvolvidas pelos agentes de endemias diariamente. “O trabalho de campo desenvolvido por esses profissionais é fundamental para o controle de várias doenças no nosso município, a exemplo da dengue, que é uma preocupação de todo o país”, completou.
O prefeito Orlando Xavier elogiou o trabalho da equipe da Saúde, notadamente dos agentes de combate à dengue, pelos resultados obtidos este ano, com o registro de apenas 0,1%, um trabalho exclusivo dos profissionais que atuam nesse departamento no Município.
“Já podemos comemorar o índice que conseguimos graças aos esforços de vocês e dos agentes de saúde e vamos continuar conscientizando as pessoas no combate ao mosquito da dengue”, afirmou o prefeito. Orlando Xavier agradeceu o empenho dos agentes de combate a endemias e afirmou que eles passam a trabalhar com equipamentos apropriados e mais seguros na função.
A coordenadora de Endemias, Maria de Lourdes Silva chamou a atenção para a qualidade do material fornecido. “O fardamento é necessário para a identificação dos profissionais que trabalham no contato direto com as pessoas, nas residências, e é muito importante que os agentes tenham a disposição materiais de qualidade”, ressaltou.
O agente de endemias, Aurineto Afonso considerou o fardamento como uma conquista para a categoria. “Agora tivemos a oportunidade de adquirir o fardamento completo. O Governo Municipal mostra a sensibilidade em estar nos ouvindo”, destacou.
Solon Xavier destacou na ocasião a importância do trabalho e esforço concentrado para permitir a aquisição do material. “Entendermos que os Agentes realizam um trabalho muito importante, que reflete diretamente nos indicadores que colocam a saúde de Casa Nova em destaque”, disse Solon.
Colaboração da ASCOM Casa Nova.
Fotos: Aldo Bernardi’s