Alertar as trabalhadoras rurais sobre os danos causados pelo contato com os agrotóxicos foi o objetivo da reunião realizada no último sábado (24), na Escola Estadual Santa Maria, no município de Lagoa Grande. A atividade foi promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Programa Mãe Coruja, da Secretaria Estadual de Saúde, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Em uma roda de conversa, estudantes dos cursos de Farmácia e Enfermagem da Univasf abordaram questões como os efeitos do mau uso dos agrotóxicos para a saúde das mulheres, gestantes e lactantes, os cuidados que devem ser tomados durante a administração do produto e na higienização dos alimentos que recebem o agrotóxico em seu processo de produção. “Não é todo mundo que tem esse tipo de informação. Tem gente que trabalha na roça e não sabe nada disso. É importante ter esses momentos em que as pessoas se encontram para discutir o que vivem no dia-a-dia e tirar as dúvidas”, relatou a agricultora, Maria Madalena da Silva, que trabalha com agricultura há seis anos.
A coordenadora do Cerest, Edna Carvalho, explicou que o Centro vem buscando ampliar cada vem mais as suas atividades e implementando ações de promoção à saúde e prevenção dos adoecimentos provocados no ambiente de trabalho ou por processos produtivos. “Considerando que Lagoa Grande faz parte da área de abrangência do Cerest, buscamos trazer para este município também a discussão que já vem sendo travada em diversas regiões de Petrolina a fim de apresentar o Centro proporcionar o aconselhamento acerca do manejo de agrotóxico para os agricultores que lidam com esses produtos cotidianamente”, explicou a coordenadora.
O Cerest funciona na Rua Souza Filho, 911, no Centro de Petrolina, e atende trabalhadores com doenças ocupacionais, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família. Para mais informações, basta entrar em contato com o Centro, através do telefone: (87) 3862-3751.
Com informações Ascom Petrolina