Para a medalhista de bronze nos Jogos de Atlanta 1996 e presidente da Atletas pelo Brasil, Ana Moser, o País perdeu uma grande chance de construir um legado olímpico com a realização dos Jogos do Rio de Janeiro, a partir de agosto.
Segundo ela, o principal erro dos organizadores foi não ter incentivado em especial os jovens a praticar atividades esportivas. Ana Moser destacou em entrevista ao Portal da Band que cerca de 70% dos brasileiros são sedentários.
“Construímos uma estrutura para receber apenas os Jogos. Pensamos unicamente nisso. Investimos em atletas de alto rendimento, e nada mais. Esporte não é só medalha”, afirmou ela, que nesta semana participou do 6º FNE (Fórum Nacional do Esporte).
Ana Moser deu como exemplo o legado deixado por Londres, em 2012. Segundo ela, os organizadores se preocuparam em incentivar os jovens a praticar esporte. “Eles buscaram incentivar 100% dos alunos a praticar pelo menos 5 horas de atividade física semanal”.
Ela também fez duras críticas ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), principal responsável pelas obras dos Jogos, que custaram cerca de R$ 39 bilhões (incluindo obras de infraestrutura). “Não adianta dizer que legado é transformar o estádio em escolas. Se era para fazer escolas, que fizesse isso direto, sem gastar esse dinheiro.”
Ana Moser atualmente é presidente da Atletas pelo Brasil, uma organização sem fins lucrativos que reúne atletas e ex-atletas do Brasil em busca de melhorias do esporte e avanços sociais.
Portal de Noticias da Band




