3ª edição III Feira do Livro do Vale do São Francisco que traz os premiados autores Antonio Carlos Viana de Sergipe e Luis Henrique Pellanda de Curitiba

O fim de semana promete uma programação agitada na região com as atividades da terceira edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, este domingo (07), que conta com nomes como os cronistas Luis Henrique Pellanda (finalista do Prêmio Jabuti 2012 com a obra “Nós passaremos em branco”) e Antonio Carlos Viana ( vencedor do prêmio APCA em 2009, autor de “Jeito de matar lagartas”)entre as mais de 70 atividades diversificadas pautadas pelo tema “Quem lê, viaja e aprende”. “Este é um evento importantíssimo, pois levar a literatura a lugares longe dos grandes centros significa chamar a atenção para ela e formar novos leitores, coisa de que o Brasil precisa cada vez mais. Estou esperando muito desse encontro, quando teremos oportunidade de encontrar colegas de ofício falando de sua forma de ver e escrever o mundo”, destaca o seripano Viana. E, com o peso que representa hoje, o evento conta com o apoio de parcerias como o Sebrae Petrolina, Museu Cais do Sertão, Iphan, Embrapa, Univasf, Cia. do Lazer e ANL – Associação Nacional das Livrarias, que se uniram para projetar a cultura aliada à educação em diversos formatos. Uma programação com entrada gratuita para todos os visitantes que integra debates, palestras, lançamentos, contação de histórias, bate papos, apresentações artísticas e culturais, atividades de formação, além de oficinas e ambientação para crianças e adolescente, assim como muitas novidades, deste ano.

Entre os participantes da agenda desta sexta (05) a domingo (07) temos o pesquisador e professor Genivaldo do Nascimento, coordenador geral do Clisertão (Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão) em conversa sobre o trabalho de movimentação e divulgação da literatura brasileira na região. Mas, seremos também agraciados com a visão do escritor sergipano Antonio Carlos Viana, autor de “Jeito de matar lagartas”, contista de referência no país, sobre a construção de suas histórias curtas que revelam lados curiosos do brasileiro. E ainda temos cronista paranaense Luís Henrique Pellanda, um dos nomes que está hoje reformulando a crônica no Brasil, que faz lançamento em primeira mão do seu novo livro “Detetive a Deriva”. “Para alguém do Sul, como eu, ir a uma Feira do Livro às margens do Rio São Francisco, no sertão pernambucano, é quase uma alegria de fundo mítico, aquele tipo de alegria que me dá a certeza de que novas descobertas serão feitas. Sou de Curitiba, uma cidade de rios enterrados, e o São Francisco (que ainda não conheço) sempre me mesmerizou. Em relação ao crescimento da literatura no sertão, estou ansioso por esse encontro”, diz o escritor que lança em primeira mão no Nordeste sua nova obra.

“Nos últimos anos, tive a felicidade de conhecer grande parte do Brasil por conta do que escrevo e de minhas oficinas literárias. Quando comecei, jamais imaginei que escrever me traria um retorno tão concreto e prolífico quanto o que me dão esses encontros presenciais com tanta gente de tantos lugares diferentes. Sinto que o Brasil (não só o sertão, mas o litoral, os interiores, as cidades grandes) começa a ler, a ler-se, e a escrever-se melhor também. É quase uma tomada de consciência. Mais do que nunca precisamos fortalecer essas pontes entre quem lê e quem escreve Brasil afora”, comenta Luis Henrique Pellanda. Ansioso por este encontro a agenda do escritor será movimentada com a realização ainda de uma oficina o cronista Luís Henrique Pellanda, que ministrará uma oficina sobre a importância da crônica. Mas, ainda teremos muita coisa boa no sábado (06) como a escritora pernambucana Micheliny Verunschk fala da transição da poesia para a prosa e do seu recém lançado romance“Aqui, no coração do inferno”, que repensa o Brasil na virada entre os anos 70 e 80. Por sua vez, o poeta Miró da Muribeca, homenageado em 2015, na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda), irá lançar seu novo livro “O Penúltimo Olhar Sobre as Coisas” e comemorará seus 56 anos com o público com um Recital Poético.

            Na Plataforma de Lançamentos, que é um dos espaços de grande relevância dentro da Feira, teremos quase 25 lançamentos e bate papos com escritores da região. Coordenada pelo parceiro e poeta de Juazeiro João Gilberto Guimarães Sobrinho, conta nesta edição com a maior agenda de projetos de expoentes da região no evento. Entre os nomes que integram seus projetos nesta iniciativa estão, por exemplo, nesta sexta (05), a escritora Ana R Costa de Petrolina, que lança às 14h, o seu “De Volta Pra Casa” que enfoca família e espiritualidade e faz com que o leitor tenha um encontro consigo mesmo e descubra qual o real propósito de sua vida, e desta forma possa ter vida em abundância; e o pesquisador Marcos Antonio Drumond, que apresenta às 19h30 o seu trabalho “Umbuzeiro”, que retrata a cultura e o cultivo desta árvore nativa da caatinga, compartilhando com o público um pouco dos seus 40 anos de investigação na área pela Embrapa.

            No sábado (06), cultura, conhecimento e pesquisa são pontos altos em destaque também na Plataforma de Lançamentos com o lançamento às 15h de “Blog do Noblat: Estilo e autoria em jornalismo” por Teresa Leonel, que desmistifica o olhar sobre a comunicação como mero ambiente informacional; o resgate às 16h30 da memória nordestina com o livro “Sertanejos de Petrolina”  de Inácio Nogueira (in memorian), será lançado pelo seu filho Newton Pionorio, que marcam a importante contribuição do IF Sertão, como docentes da instituição de ensino; a beleza da consagrada e mundialmente obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), às 17h, numa proposta inovadora com “O Pequeno Príncipe em Cordel” de Josué Limeira da Silva Júnior, uma adaptação da obra com ilustrações de Vladimir Barros; e a presença de Elisabet Moreira que coloca a tona o seu projeto “Para uma antropologia do sertão”.

O universo lúdico enquanto narrativa própria também se faz presente no Palco da Feira do Livro, às 15h, na Contação de Histórias “O canto do Urutau”, realizada por Ramon Dias e José Anderson do Educativo Cais do Sertão/Coletivo Lá no Meu Sertão Caboclo Lê. O Canto do Urutau traz para o público infantil uma imersão no universo místico sertanejo em forma de fábula, numa viagem musical que incentiva o interesse pela literatura e pelos contos e lendas que compõem o imaginário popular da região. E as peculiaridades das nossas cultura e tradições são destaque ainda no trabalho da pesquisadora Maria Alice Amorim que comanda na sala Sebrae 1, às 15h um bate papo com o tema “O Cordel no Terceiro Milênio”, em que compartilha seu conhecimento e destaca como é essa produção nos dias da cibercultura, com Juliana da Mata Cunha ( historiadora do IPHAN) , Ana Ferraz ( Editora Coqueiro) e  Rosilene Alves de Melo  (Profª Drª  da Universidade Federal de Campina Grande/PB) .

A agenda do fim de semana mantém uma pauta pensada e desenvolvida especialmente para integrar a criançada em um ambiente que interligue o lúdico com as adoradas brincadeiras, através da Bienalzinha, uma iniciativa vinculada às ações da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em parceria com a Cia. do Lazer. A Bienalzinha na Feira do Livro do Vale do São Francisco movimenta uma agenda própria e envolve atividades para animar o público infantil como o Brincando com as Letras, Quiz Literário, Brinquedo Cantado, Cantinho da Criação, Jogos Gigantes, Gincana do Livro, Rally do Conhecimento, Contação de história interativa, além de bate papo com diversos autores.

As informações sobre essas atividades podem ser levantadas antecipadamente no site http://www.feiradovale.com.br/, assim como toda programação da III Feira do Livro do Vale do São Francisco.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More