O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
Ciente dessas informações, o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Juazeiro implantou o xadrez como atividade extracurricular no ano de 2006, desde então a modalidade é referência na instituição, onde aproximadamente 100 alunos estão matriculados e participando dos torneios, não apenas na região como em outros estados, representando a região do extremo Norte, como explicou a instrutora e articuladora soldado Soely, da Federação Baiana de Xadrez. “A modalidade xadrez tem crescido bastante em Juazeiro, no sentido de representatividade. Para se ter uma ideia de 2008 para cá o desporto xadrez tem rendido inúmeros frutos: o CPM Juazeiro é destaque regional e nacional, fundamos o Clube de Xadrez CPM, filiado à Federação Baiana de Xadrez”, explicou.
A articuladora explicou ainda que os resultados positivos motivam a equipe citando como exemplo a aluna Jamile Amanda, de apenas 15 anos, que se sagrou campeã na categoria infantil (15/17 anos), na disputa no último dia 23 de julho, em Simões Filho-BA. Ela vai representar Juazeiro no próximo campeonato em João Pessoa no mês de outubro. “27 estados vão participar dessa disputa e Jamile está trabalhando junto com os nossos instrutores do CPM para voltar com mais uma vitória. Ela é muito dedicada”, disse a soldado Soely confiante.
Ainda segundo a soldado Soely o campeonato de xadrez do CPM está inserido no calendário anual da instituição de ensino. “Os torneios começam em abril com a Taça Tiradentes, depois é realizado em maio o Torneio Interno de Xadrez CPM, em seguida em setembro, o Sábado Verde e Amarelo da LBX e em outubro é realizado o campeonato feminino Vale Rosa de Xadrez. Sem citar os torneios que participamos em todo o país levando nossos melhores alunos que têm representado com maestria essa modalidade que vem se destacando no Vale”, concluiu.
Por Lidiane Souza




