Literatura, música, lazer e bons negócios ecoaram na terceira edição da Feira do Vale do São Francisco

 

A temperatura foi boa em Petrolina nos quatro dias da terceira edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, realizada neste final de semana, no Centro de Convenções Nilo Coelho, que reuniu cerca de 24 mil visitantes e  mobilizou de mais de 100 escolas de Petrolina e região. O evento, que movimentou quase 80 atividades diversificadas, norteadas pelo tema “Quem lê, viaja e aprende”, fechou 2016 a agenda com o autor português Luís Serguilha, que recebeu o Prêmio de Literatura Poeta Júlio Brandão pelo seu livro de prosa “Entre nós” (2000), e realiza palestra “A língua: Um aparelho de poder”, além de outros nomes de peso que integraram a agenda da Feira como a escritora pernambucana residente em São Paulo Micheliny Verunschk (que acaba tirar das prensas o seu “Aqui, no coração do inferno”), o curitibano Luís Henrique Pellanda que lança o novo trabalho “Detetive à Deriva”, o contista sergiano Antonio Carlos Viana de “Jeito de matar lagartas” e o escritor Fernando Monteiro, um dos grandes nomes da literatura brasileira, que será um dos homenageados da Bienal do Livro de Pernambuco em 2017.

           Com o maior volume de ações do projeto, a Feira do Livro do Vale do São Francisco contou com uma ampla agenda de publicações na Plataforma de Lançamentos, uma das iniciativas de maior impacto, que foi coordenada pelo parceiro e poeta de Juazeiro João Gilberto Guimarães Sobrinho. Este ano, o ambiente contou com quase 40 lançamentos e bate papos com escritores da região, que tiveram oportunidade de promover suas publicações, como: ANNONACEAE de Jackson Roberto Guedes, Raimundo Gonçalves e Ana Paula de Oliveira; Cordel: Vida e arte de João Pernambuco de Valdir  Lemos; Umbuzeiro do pesquisador Marcos Antonio Drumond da Embrapa; Sertanejos de Petrolina de Inácio Nogueira (in memorian), lançado pelo seu filho Newton Pionorio, do IF Sertão; Blog do Noblat: Estilo e autoria em jornalismo de Teresa Leonel; Pequeno Príncipe em cordel de Josué Limeira; Para uma antropologia do sertão de Elisabet Moreira; Quarto Escuro de Anielson Ribeiro; Moinho de Ruth Maciel; Uma aventura de bike ao fim do mundo do professor Marcelo Ribeiro da Univasf Petrolina.

Contação

           O olha da literatura em suas várias formas e gêneros foi marcante nas mais diversas ambiências da iniciativa, que é uma co-realização pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, da Cia. de Eventos e da Ideação. A Feira do Livro do Vale do São Francisco encerrou com palestras, lançamentos, contação de histórias, bate papos, apresentações artísticas e culturais, atividades de formação, além de oficinas e ambientação para o público infantil, entre outra novidade que ocuparam o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. A relação da cultura, leitura e tradições também esteve interligada através de parceria com o Museu Cais do Sertão, com a exibição dos curtas metragens “Lua” de Paulo Caldas e “4Kordel” de Lírio Ferreira, produzidos pelos cineastas para o acervo exclusivo do espaço cultural do estado.

Esforços agregados ainda contaram com o Coletivo Lá no Meu Sertão Caboclo Lê, Iphan e outras organizações com ações importantes que integraram, por exemplo, a literatura de cordel em exposição, curso e discussões com a pesquisadora Maria Alice Amorim, a historiadora Juliana da Mata Cunha do IPHAN, a editora Ana Ferraz da Coqueiro e a professora Rosilene Alves de Melo da Universidade Federal de Campina Grande/PB. As articulações form as mais variadas possíveis nesta edição que envolveu, inclusive, oficina sobre “Educação Patrimonial por meio de Inventários Participativos”, trazendo para o âmbito da entidade pública esta enfática questão para docentes da região. “A educação patrimonial possibilita o estabelecimento de um diálogo social que prevê não só a preservação do patrimônio cultural, mas o usufruto justo, responsável e compartilhado dos bens patrimonializados na sociedade. Assegura que as pessoas compreendam seus direitos e deveres para com os bens que estimam como patrimônio e que pretendem legar às gerações futuras”, destaca a pesquisadora Juliana da Mata Cunha do IPHAN, que comandou a proposta.

Com o apoio do IF Sertão, Embrapa, Sebrae Petrolina, Museu Cais do Sertão, Iphan, Univasf, Cia. do Lazer e ANL – Associação Nacional das Livrarias, o evento proporcionou uma vasta pauta gratuita para todos os públicos, o público infantil que contará nesta terceira edição, com uma agenda diferenciada proporcionada pela “Brincadeiras com O Patinho Tuga” da Abóbora Produções que animaram a criançada com brincadeiras diversas, muita musica e diversão, e Bienalzinha, através de parceria com a Cia. do Lazer, que prestou atendimento à duas mil e quatrocentas crianças, ao longo dos quatro dias de evento, com a participação ainda de 35 professores na atividade de formação ‘Movimentar é bom!’.

Nesta terceira edição, foi possível marcar a força do mercado literário brasileiro, regional e pernambucano em um trabalho conjunto com editoras como Companhia das letras, Cortez, Paulus e Editora girassol. “Todos se integram ao projeto de várias formas apostando nas possibilidades da iniciativa que realizamos há três anos com a Prefeitura de Petrolina, assim como os parceiros que se superaram nas propostas de conteúdo desta edição. Movimentamos uma ampla programação voltada à disseminação da cultura, literatura, educação e do mercado livreiro, com a meta de contribuir para o avanço da economia criativa da região. Contudo, ainda incentivamos o potencial de produtores e empreendedores culturais de várias formas, em diversos setores como o gastronômico, o artesanato, artístico e literário”, enfatiza Rogério Robalinho, diretor da Cia.de Eventos, idealizador e empreendedor cultural da Feira do Livro do Vale do São Francisco.

Trazendo a cada ano novidades diferenciadas que se agregam à proposta, a Feira do Livro do Vale do São Francisco tem se comprovado como um grande incentivador da educação e do saber através da cultura e da leitura. Para se ter uma ideia da importância deste projeto, foram reunidos cerca de 25 expositores nacionais e locais que se aproximaram que geraram uma margem de mais de 600 mil em geração de negócios, aproximadamente. Uma aposta que proporcionou a aquisição de 280 mil publicações, que contribuirão para ecoar o conhecimento pela região.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.