A Polícia Militar sente-se satisfeita pelo trabalho desenvolvido na garantia do voto, pois é ele que instrumentaliza o exercício da soberania popular. O voto significa o poder que a população possui para decidir quem serão seus representantes governamentais de acordo com a análise dos planos, ideais e metas de governo que são apresentados.
O CPRN preparou os policiais militares para as eleições com palestras de membros do poder judiciário, no que diz respeito à atualização e complementação de informações acerca da legislação, bem como a padronização de procedimentos, afim de que o efetivo estivesse qualificado para garantir o direito constitucional de todos os cidadãos. Foram 1423 policiais militares empregados no dia de hoje nas 53 cidades e seus povoados/ distritos, sendo responsáveis pela escolta, guarda, e policiamento dos locais de votação, dos postos de apuração e de transmissão de dados, e também nos locais de comemoração pós-apuração.
A atividade do policial militar, o policiamento ostensivo, é um sacerdócio, profissão exercida pelo policial fardado, em locais públicos, com caráter preventivo, através da observação e fiscalização, com a atitude de vigilância, tentando coibir a ocorrência de atos delituosos. Dessa forma, ao assumir o compromisso da profissão, o policial precisa estar sempre preparado para servir à comunidade, local no qual também se encontra inserido por também ser um cidadão.
-
Intervenções necessárias por tipificação
Juazeiro
Interior
Total
Transporte Irregular de eleitores
00
04
04
Boca de Urna
07
15
22
Suposta doação irregular de combustível
01
00
01
Candidatos conduzidos
03
04
07
Fotografia indevida do voto
00
01
01
Descumprimento de determinação de juiz eleitoral
00
02
02
Desacato
00
01








