Para atender a uma demanda cada vez maior dos profissionais de saúde por qualificação aliada à possibilidade de estudo remoto, o Instituto COI (Clínicas Oncológicas Integradas) lança, este mês, uma plataforma exclusiva de ensino à distância. Todos os cursos oferecidos serão realizados de maneira totalmente online, com assuntos relacionados à área da saúde, principalmente à oncologia. O primeiro curso terá início no próximo dia 18, com o tema imuno-oncologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 17 de outubro.
O conteúdo programático é composto por módulos sobre imunologia básica e resposta imune contra tumores, imunoterapia do câncer e considerações clínicas da imunoterapia. Os módulos têm carga horária de uma hora cada um, e o curso tem duração de dois meses. Ao término, todos os estudantes receberão certificado de participação.
As aulas sobre imunidade inata e adaptativa, resposta imune antitumoral e mecanismos de evasão do sistema imune serão ministradas pelo imunologista Martin Bonamino. Doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bonamino é pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e membro da ASGCT (American Society for Gene and Cell Therapy).
A coordenadora do curso, Clarissa Baldotto, abordará as evidências clínicas e estudos em andamento na área, além de dissertar sobre manejo de eventos adversos relacionados à imunidade. Baldotto é mestre e doutoranda em Oncologia Clínica pelo INCA e membro das Sociedades Brasileira e Americana de Oncologia Clínica (SBOC e ASCO, respectivamente).
Já o oncologista clínico Luiz Henrique Araújo apresentará os módulos sobre alvos potenciais, moléculas em desenvolvimento e biomarcadores imunológicos. Araújo é mestre em Atenção em Câncer pelo INCA, doutorando em Clínica Médica pela UFRJ e pesquisador do INCA e do Instituto COI. Atualmente, é membro da SBOC, da ASCO, da American Association for Cancer Research (AACR) e da International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC).




