Em três horas de mergulho um grupo de amigos, formados por 14 mergulhadores e 4 apoio, retirou de uma área de 01 quilômetro, aproximadamente 1 tonelada de lixo das margens do São Francisco, na parte de Juazeiro. A iniciativa, segundo o Engenheiro Ambiental André Loiola partiu dele, que faz pesca subaquática no Rio. “As pessoas não tem ideia de como as margens estão sujas, eu e outros amigos pescamos mergulhando e vemos como está o nosso São Francisco e a partir daí sugeri que fizéssemos um mutirão de limpeza no leito do rio”, expôs.
Iniciativas como a de André Loiola devem servir de alerta e de exemplo para toda a população, afinal todos os dias se vê pessoas reclamando da situação do Rio São Francisco, mas atitude que é importante quase nenhuma. O Engenheiro Ambiental expôs ainda a nossa equipe de reportagem que essa foi apenas a primeira de muitas ações que o grupo irá promover, em prol do Velho Chico “Essa é nossa primeira ação, mas não será a única. A ideia do grupo é fazer esse mutirão a cada dois meses. Quando pescamos mergulhando vemos muita sujeira, as pessoas normalmente não veem o que está debaixo d’água. Vemos muita sujeira, não sei como as pessoas conseguem jogar tanto lixo no rio, e o pior é que esses resíduos não se decompõem fácil. Elas ficam lá por anos poluindo o nosso rio”, informou.
O mutirão se restringiu a uma área relativamente pequena, entre a captação de água do Saae e os caiaques na margem de Juazeiro e como foi dito em três horas foram retirados uma tonelada de resíduos poluentes, entre eles: pneus, metais, garrafas pets, plásticos e tecidos. “Esse material levam anos e ate seculos para se decompor e são altamente poluentes no meio aquáticos, nossa equipe se comprometeu em continuar essa limpeza, no entanto, isso não é o mais importante, não adianta 14 pessoas limpar e o resto da população continuar sujando. Precisamos também educar as pessoas e fazê-las entender que deixar o lixo nas margens é tão ruim como jogar las dentro do rio”, finalizou André Loiola.
O primeiro mutirão foi realizado no último sábado (15), no mês que o Rio São Francisco completou 515 anos. O próximo já está agendando para o dia 29 de Outubro.
Por Lidiane Souza
Fotos: Arquivo pessoal




