A queima do Judas, realizada no sábado de aleluia em plena semana santa já é uma tradição em Juazeiro. Diversos bairros promovem o queima de Judas e para tanto os comunitários mandam confeccionar bonecos gigantes, recheados de bombas pelos pirotécnicos, que, após leitura de testamento é sacrificado e ateado fogo. Tudo sob o olhar dos curiosos. A cada ano esta milenar manifestação cultural toma corpo aumentando o público que se diverte com a leitura do testamento.
Nivaldo, do bairro Santo Antônio, já é conhecido por praticar a queima do judas há anos na cidade. Ele conta que a cada ano faz homenagem a alguém, seja um politico corrupto, um cidadão, um fato que seja marcante etc. “Este ano estou fazendo na realidade uma campanha contra as drogas que estão tirando nossas crianças das escolas, dos campos de futebol. Observamos que aqui em Juazeiro, jovens estão se entregando ás drogas e este é o momento de juntos eliminarmos este mal que assola nossa cidade, nosso país. Estou exercendo a minha cidadania. E pode ser conquistada, ainda mais forte, através da cultura, da educação, do lazer e do esporte”, enfatiza.
Convite
“Estamos convidando os moradores do Bairro Santo Antônio, e o povo em geral para comparecem a Rua 18c, para prestigiarem com a queima do Judas, que será realizado sábado (07) a partir das 20 horas com várias brincadeiras, quebra pote etc. e a meia noite o queima de Judas, venha participar desta manifestação cultural”.