A equipe de fonoaudiologia da Secretaria de Saúde de Juazeiro promoveu na manhã desta quarta-feira (07), uma palestra com os pacientes da Policlínica com uma abordagem sobre a atuação do profissional nos diversos setores da saúde município. O evento marca o dia do fonoaudiólogo (09 de dezembro) e a programação segue até próxima sexta-feira.
A data é comemorada no dia 09 de dezembro, instituída pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e tem como objetivo chamar a atenção da população para o assunto reforçando a importância da atuação fonoaudiológica no tratamento dos pacientes.
Durante o evento as fonoaudiólogas da rede municipal abordaram os fatores de risco para identificação de pacientes disfágicos, o cuidado e higiene com a prótese, a importância da hidratação do corpo através de beber muita água, além de falar sobre as dificuldades da fala, voz em todas as idades e conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal.
O aposentado, Antonio campos, de 72 anos enquanto aguardava atendimento com a geriatra da Policlínica, prestigiou a palestra com as fonoaudiólogas. “Aproveitei para tirar muitas dúvidas, tive muita dificuldade na fala com a prótese no inicio e foi uma palestra esclarecedora. Acredito que muitos idosos gostaram das dicas”, disse o morador da Vila da Agrovale.
Uma das palestrantes do evento, Amanda Leite destacou que além de ser um momento de comemorar a profissão é também a oportunidade de trocar experiências e informar a população sobre a saúde vocal. “Os serviços desenvolvidos na área são fundamentais para a garantia de qualidade na saúde vocal dos pacientes que necessitam de ajuda na fala, ou com a disfagia. Aproveitamos o momento e viemos comemorar levando informação aos nossos usuários”, explicou a Fonoaudióloga.
Em Juazeiro, o serviço funciona na Policlínica Municipal e no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris). Entre as ações desenvolvidas pelas fonoaudiólogas está o trabalho com os distúrbios da fala, audição, escrita, motricidade oral, audição, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana.
Na policlínica são atendidos mensalmente 320 pacientes na área de fonoaudiologia. No Cerpris cerca de 480 usuários são atendidos na área com doenças de Parkinson, transtorno de fala e linguagem e alterações sensório – motoras de origem sindrômica, dificuldade da fala devido a derrame ou acidente.
A programação segue até a próxima sexta-feira (09). Na quinta-feira, 08, às 14h ocorrerá uma palestra sobre contribuições da fonoaudiologia no município de Juazeiro e os avanços do serviço na rede do SUS, no auditório da Secretaria. Já no dia 09, as fonoaudiólogas da rede SUS de Juazeiro irão às rádios falar da importância do serviço.




