A Turquia e a Rússia alcançaram um acordo para um plano de cessar-fogo que afetaria toda a Síria. Os dois países trabalham para assegurar que a trégua entre em vigor à meia-noite (horário local), informou nesta quarta-feira a agência estatal turca Anadolu, citando fontes anônimas.
As organizações terroristas ficaram fora do pacto, explicou a agência sem dar mais detalhes sobre quais grupos insurgentes entrariam nesta categoria.
A capital do Cazaquistão, Astana, acolherá conversas de paz lideradas por Ancara e Moscou se for respeitado o cessar-fogo. Os dois países atuarão como garantidores do processo de paz, acrescentou a Anadolu.
O Ministério das Relações Exteriores da Turquia não confirmou a informação de imediato.
NEGOCIAÇÕES SEM EUA
Rússia, Irã e Turquia anteciparam na semana passada que estavam prontos para ajudar a mediar um acordo de paz após conversas em Moscou, onde adotaram uma declaração estabelecendo os princípios para que qualquer pacto possa ser implementado.
Nesta quarta-feira, ao menos 22 civis, incluindo 10 crianças, morreram em ataques aéreos contra uma cidade sob poder do Estado Islâmico (EI) na região leste da Síria.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os civis mortos são integrantes de duas famílias da localidade de Hojna, na província petroleira de Deir Ezzor, controlada em grande parte pelo EI e bombardeada com frequência pela aviação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.




