O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data comemorada em 08 de Abril. Esse dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra essa enfermidade. O câncer não é mais uma doença totalmente incurável. No Brasil quando se fala em combater esse mal, basta seguir as orientações do professor Paulo Hoff, diretor do Centro Oncológico do Hospital Sírio-Libanês, para não se acometer dessa terrível doença ou, se já estiver com ela, ainda poder dominar suas neoplasias.
Confiante no poder das investigações científicas mais certeiras nos tempos atuais, centradas da terapia alvo, o Dr. Paulo Hoff, acredita que já existe cura de aproximadamente 60% de pessoas com câncer de mama, testículos, próstata, pulmão, leucemias, linfomas, dentre outros, desde que detectados em estágios iniciais, porque aí eles dependem da descoberta de alterações celulares e da subsequente aplicação de medicamentos que neutralizem as mutações.
O professor Hoff dá orientações para não se acometer dessa terrível doença ou, se já estiver com ela, poder dominar suas neoplasias.
Câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide, sem respeitar os limites normais, invade e destrói tecidos adjacentes, e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástese. Essas propriedades malígnas do câncer o diferenciam dos tumores benígnos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benígnos sejam capazes de se tornarem malígnos).
O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade. Essa doença causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.
Segundo o professor Paulo Hoff, conhecer o câncer é conhecer a vida; Ele justifica fazendo um paralelo do câncer, atualmente, com a tuberculose há cem anos, que matava um quarto da população e hoje, praticamente não mata mais ninguém, além de outras doenças que estão sendo eliminadas através de prevenções com vacinas, bem como as doenças cardiovasculares, hoje também controladas.
O Câncer visto pela ciência, nos dias atuais, não é mais uma doença de sete cabeças; depende da individualização das terapias, alterações celulares e que seja detectado no início da formação do tumor, para que haja a possibilidade de cura.
Seguir um tratamento médico adequado é o mais importante. E quanto às medidas de prevenção, podemos dizer que ter uma alimentação saudável é essencial. Por isso, devemos comer muitas frutas, verduras, legumes e cereais, que são ricos em nutrientes, e auxiliam na defesa natural do nosso corpo.
Um grande exemplo de luta e vitória contra o câncer é do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que se recuperou de um câncer na laringe. O nosso eterno presidente Lula chorou ao receber do coordenador da equipe médica, Roberto Kalil, a notícia de que o tumor na laringe desapareceu. Outros ilustres brasileiros também tiraram de letra essa doença dos seus corpos, a exemplo da Presidente Dilma Rousseff e do querido deputado pernambucano, Ângelo Rafael Ferreira.
Na hora da recuperação, carinho, amor e compreensão, são ingredientes que não podem faltar. Portanto, se você tiver algum amigo ou parente nessa situação, não deixe de visitá-lo e levar-lhe esses ingredientes. Ter apoio nesse momento faz toda diferença.
GONZAGA PATRIOTA é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil. É Deputado desde 1992.