Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas aponta que sete em cada dez brasileiros pretendem comprar presente para agradar as mamães. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o número sobe para nove em cada dez consumidores, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A expectativa é de um crescimento de 3% nas vendas para o dia das mães em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, os consumidores se mostram cautelosos. “Esse ano está um pouco puxado. Aí não vai dar para comprar. Vai ser só uma lembrancinha e pronto”, relata o agricultor Givanildo Nogueira.
Já o auxiliar de limpeza, Aneilson Freire, disse que não vai faltar o presente este ano. “A gente está buscando fazer uma economia para agradar a mãe do meu filho que é minha esposa”.
Segundo a pesquisa, os brasileiros vão presentear as mamães, mas vão manter o orçamento livre de dívidas. Para isso vale até fazer vaquinha. “Cada um vai dar a sua parte e vai comprar o perfume para ela e está ótimo”, diz a estudante Clarisse França.
O resultado da pesquisa também é positivo em Petrolina. Nove em cada dez pessoas ouvidas pela CDL disseram que vão comprar o presente da mãe e que vão gastar um pouco a mais do que no ano passado. A média de preço é R$126 reais. 50% dos consumidores devem comprar à vista.
Dos entrevistados, 38% disseram que vão comprar no cartão de crédito. A CDL de petrolina prevê um crescimento não tão acentuado nas vendas mas está otimista. “O pessoal além de querer comprar mais, quer pagar a vista. Petrolina confirma esses dados do SPC e CDL que também é positiva a intenção de compra do consumidor”, esclarece o diretor executivo CDL de Petrolina, Valdivo Carvalho.
Fonte: G1




