O Espaço Viver Bem da Unimed Vale do São Francisco apresenta uma preocupação em promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis entre crianças e adolescentes, e está iniciando um projeto de educação nutricional voltado para este público: o Grupo Alimentação Saudável Infantil.
Segundo a nutricionista, Lívia Lima, “o projeto utiliza de atividades lúdicas sobre alimentação e nutrição, com participação ativa da criança, despertando sua consciência crítica para escolhas saudáveis, possibilitando assim, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dos futuros adultos”, pontua.
A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos. “A integração com os alimentos tem início na infância. Esta fase é um período decisivo na formação de hábitos alimentares, que tendem a continuar na vida adulta, por isso a importância de estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada, alerta Lívia.
Público
O grupo acontece com atividades mensais e acompanhamento individual com nutricionista e estimulo a atividade física. “Todas as crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade que são beneficiários da Unimed Vale do São Francisco podem participar. Caso você conheça ou tenha um filho ou irmão que necessite mudar os hábitos alimentares, procure o Espaço Viver Bem para maiores informações”, convida a nutricionista.
Alimentação Saudável
A Educação Nutricional pode ser definida como um conjunto de atividades que visa à formação ou melhora de hábitos alimentares saudáveis, isto implica em uma enorme mudança que se vincula as práticas e atitudes diárias do indivíduo.
Alimentação baseada em alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares simples, associadas ao sedentarismo, tem aumentando o número de crianças acima do peso no mundo. “A Organização Mundial de Saúde estima que 01 a cada 03 crianças estejam com excesso de peso no Brasil, e prever que esse número chegue a 75 milhões até 2025. Esses números alarmantes nos trazem a urgência na elaboração de ações que possibilitem a mudança deste quadro, sendo a Educação nutricional uma grande aliada neste processo”, ressalta a profissional.
“Escolhas alimentares adequadas asseguram não só o desenvolvimento positivo durante o crescimento, mas também auxiliam na manutenção da saúde, evitando doenças como a obesidade e suas comorbidades, seja na própria infância como na vida adulta”, finaliza Lívia.






