Para garantir o direito de ir e vir das pessoas, a Secretaria de Ordem Pública, com o apoio de policiais do 5º BPM, realizou na última terça-feira (17) uma operação para combater a ocupação irregular das calçadas do centro de Petrolina. Anteriormente, os fiscais da Ordem Pública haviam feito um trabalho de orientação com os vendedores ambulantes daquela região, informando sobre a proibição em ocupar as calçadas, em especial as do centro comercial da cidade.
Operações como essa, contribuem para que a cada dia o pedestre tenha o seu direito de locomoção preservado. Para abrigar grande parte dos ambulantes, a prefeitura inaugurou em dezembro do ano passado o Mercado Turístico Jonas Amaro Ferreira, com 196 boxes, que comercializam roupas, acessórios, variedades e alimentos, além de oferecer um espaço coberto, com qualidade e segurança. Os comerciantes, devidamente cadastrados pela secretaria, que não foram contemplados com os boxes do mercado, foram transferidos para a travessa Abílio Dias, enquanto a prefeitura constrói um novo espaço na Travessa Padre Fraga.
“A secretaria tem feito o monitoramento diário para evitar que as calçadas voltem a ser ocupadas. Quando a equipe constata a presença de novo ambulante nas calçadas, faz a notificação e orienta para que não ocupe as vias públicas com essa atividade, evitando que o espaço volte a ser usado de forma indevida”, explicou o coordenador do Núcleo de Operações Urbanas da Secretaria de Ordem Pública, Jenivaldo Santos. O coordenador do Núcleo de Operações Urbanas reforça que essas medidas são extremamente necessárias para manter a ordem nas ruas de Petrolina. “Nossa intenção é fazer com que as pessoas tenham um espaço público mais organizado. Esse é o nosso desafio, que iremos cumprir”, disse.