As Chapas Força Militante e Militância Independente derrotadas no Encontro que escolheu os delegados para definição da tática eleitoral deste ano encaminhou documento à Direção Estadual, ressaltando a “a ausência completa de sensatez do companheiro Joseph Bandeira”, que segundo os redatores do ofício, é “capaz de qualquer atitude para ser candidato a prefeito” e elencam irregularidades, já informadas às instâncias superiores, e para as quais querem apuração e solução.
Segundo o ofício, subscrito pelos “Militantes e representantes das: Chapa Força Militante e Militância Independente”, “o processo que antecede a eleição de delegados, ocorreu com inúmeras irregularidades” e que só aceitaram participar do processo por “respeito às instâncias partidárias”, mas, ao não julgar as irregularidades, para um partido democrático como o PT, esta seria uma “situação” “execrável”.
No documento os militantes do PT expõe diversas irregularidades afirmando inclusive, que, a escolha dos delegados pela Chapa Feliz Cidade foi determinada pelos cargos com que foram agraciados pelo “então deputado Joseph Bandeira em diversos órgãos do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal, o que compreendemos ser no mínimo constrangedor a estes delegados não defender outra tese a não ser a de interesse do próprio Joseph, detentor dos cargos”. Uma resposta à reiterada acusação dos “bandeiristas” que os defensores da manutenção do apoio à reeleição de Isaac defendem os empregos na prefeitura de Juazeiro.
O ofício, segundo o remetente, foi encaminhado ao presidente nesta quarta-feira (18) para respaldar a presença da direção estadual agendada para o dia 27 de abril, quando haverá a decisão final sobre a pretensão de Bandeira ser o candidato do PT a prefeito. O encontro do dia 30 seria apenas para referendar o que for acertado dia 27. Antes disso, ainda segundo o remetente, o Governo do Estado, leia-se Cesár Lisboa, irá “dar andamento à redefinição da ocupação dos cargos estaduais em Juazeiro” e até “abrir os porões de Bandeira”.
Confira a nova correspondência:
Juazeiro-BA, 18 de abril de 2012.
Of. 001 – 2012 (C/Cópia para todos os integrantes da Executiva e do Diretório Estadual do PT-Bahia)
À Sua Excelência
O Senhor JONAS PAULO NERES
Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores
Salvador (BA)
Senhor Presidente e Companheiro do PT Estadual Bahia, diante do processo, que se arrasta e frente às decisões referentes à disputa eleitoral 2012 em Juazeiro, vimos respeitosamente solicitar presteza no julgamento das irregularidades apontadas pelas Chapas Força Militante e Militância Independente, encaminhadas a esta instância, no tempo regulamentar, intituladas: Documento de membros e filiados Juazeiro-Bahia solicitando impugnação do processo eleitoral ; Eleição de Delegados e Encontro de Tática Eleitoral 2012 encaminhado em 14/03/2012 e também apresentadas no Relatório do companheiro membro do Diretório Estadual Marcio Ângelo e ainda no Oficio da SORG Juazeiro 14 de março.
Compreendemos que o processo que antecede a eleição de delegados, ocorreu com inúmeras irregularidades. Por respeito às instâncias partidárias, aceitamos participar do processo de eleição. Porém, entendemos que esta eleição ocorreu sub judice e o não julgamento das irregularidades apontadas, nos diversos documentos acima citados, impossibilita a credibilidade e transparência do processo, que beneficiou a Chapa Feliz Cidade em detrimento das demais, a exemplo da sonegação de documentos, como é o caso da lista de votantes, que apesar das diversas solicitações encaminhadas, inclusive a instâncias superiores, até o presente momento, não tivemos acesso, o que nos faz entender que algo sombrio paira sobre a lista de votantes.
Não é acaso a intempestividade do companheiro Joseph Bandeira, redigindo ofícios à Instância Estadual e encaminhando-os sub-repticiamente à imprensa, tentando desqualificar nossas fundamentadas denúncias e insinuando: “alguns integrantes das chapas perdedoras, ecoando a prepotência e a arrogância da Prefeitura Municipal, ,abertamente dizem pela cidade (e é facílimo comprovar isso, como oportunamente o faremos, perante as instâncias petistas, ou outras quaisquer, se necessariamente for o caso), que vão comprar quantos integrantes da chapa vencedora dos Delegados sejam precisos para “reverter” a situação.” Of. 001 – 2012 / JB de 02/ de abril e mais Of. 004- 2012/JB de 16 de abril de 2012. “continua tumultuado, por conta das impropriedades e impertinências de pessoas ligadas à atual administração municipal, não se sabe por quais motivos, que já percebem, sem qualquer exagero de nossa parte, que para eles “o tempo já acabou”.
Isto para não citar outros termos usados nos diversos ofícios, para expor os companheiros que adotaram a orientação do partido, frente a unidade partidária.
Preocupa-nos as afirmações aqui citadas pelo companheiro Joseph Bandeira, quando observamos que como Delegados da Chapa 03 Feliz Cidade, estão elencadas pessoas, defensoras da sua candidatura, muitas delas, dependentes dos empregos indicados pelo então deputado Joseph Bandeira em diversos órgãos do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal, o que compreendemos ser no mínimo constrangedor a estes delegados não defender outra tese a não ser a de interesse do próprio Joseph, detentor dos cargos. Para um partido democrático como o PT, esta situação é execrável.
Observamos a ausência completa de sensatez do companheiro Joseph Bandeira, que demonstra ser capaz de qualquer atitude para ser candidato a prefeito, sem nenhuma compreensão e aceitação do projeto definido pelo Partido dos Trabalhadores e defendido por militantes que respeitam a definições políticas deste partido. Vimos isto, nas diversas acusações infundadas e desrespeitosas, feita por Joseph a Instância Estadual e seus representantes.
O companheiro trata em seus ofícios sobre unidade partidária, no entanto vem trabalhando, como já fez em diversas ocasiões a exemplo das eleições 2008, para rachar o partido por conta de um projeto pessoal, com a clara demonstração de desconhecimento do significado de unidade.
A todo tempo mantivemos ao companheiro e a sua chapa, respeito, porem sentimos a exposição pública; não podemos nos manter calados diante dos fatos, apenas por defender o projeto de esquerda que vai além das disputas políticas de Juazeiro. Projeto este da Bahia e do Brasil que vem verdadeiramente melhorando significativamente a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, de forma jamais vista na História deste País.
Assim damos por encerrada esta narrativa, por entender que é preciso resguardar a integridade e idoneidade do partido, diante dos fatos errôneos já ocorridos que estão levando o PT a um desgaste público negativo.
Respeitosamente,
Militantes e representantes das Chapas Força Militante e Militância Independente.