Ao se encontrar com Vladimir Putin, o presidente dos EUA, Donald Trump, planeja discutir principalmente a situação na Síria e na Ucrânia, informa o canal norte-americano CNN, citando representantes anônimos da administração norte-americana.
De acordo com fontes do canal, Trump quer discutir com Vladimir Putin a situação militar na Síria e apoio russo ao presidente Bashar Assad, levantando também a questão das “ações da Rússia na Ucrânia”.
Segundo a emissora, há poucas chances de ser abordado o tema de “intervenção russa” nas eleições norte-americanas.
Na semana passada, o assessor do presidente dos EUA para as questões de Segurança Nacional, H.R. MacMaster, disse que, às margens da cúpula do G20, Trump iria se encontrar com muitos líderes mundiais, inclusive com Vladimir Putin.
Mais tarde, a mídia informou que a Casa Branca não possui opinião comum quanto ao formato do encontro entre os dois presidentes. O líder norte-americano insiste em seguir todos os procedimentos diplomáticos formais, enquanto seus conselheiros propõem que seja limitado a um breve encontro nos bastidores do evento.
O Kremlin, por sua vez, comunicou que já começou a se preparar para o encontro. Segundo o assessor do presidente russo, Yury Ushakov, Moscou informará a Washington sobre a agenda de Putin na cúpula, levando em consideração o encontro com Trump.
O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, afirmou esperar que o encontro esclareça as relações entre os dois países.
Neste ano, os dois presidentes já conversaram três vezes por telefone e, no início de maio, expressaram desejo de se encontrar pessoalmente no âmbito da cúpula do G20, que acontecerá em Hamburgo entre 7 e 8 de julho.
Fonte: Notícias ao Minuto