O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) promove na próxima quinta-feira, 06, às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga a palestra: “O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de pesquisa Cananéia-IPeC” com o professor Emygdio L.A. Monteiro-Filho do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O objetivo do evento é apresentar aos estudantes uma outra possibilidade de atividade profissional para o graduado em Biologia, além do trabalho em empresas de consultoria e nas universidades. Essa atividade é realizada por organizações não governamentais (ONG’s), o chamado terceiro setor. A palestra mostrará a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC), que vem produzindo ciência fora da universidade, atuando junto a comunidades locais do litoral paulista e paranaense a aproximadamente 20 anos e que hoje conta com biólogos contratados além de outros profissionais.
O coordenador do NEMA, professor Renato Garcia, informa ainda que disponibilizará o ônibus da instituição aos estudantes para retornarem ao centro da cidade, já que o Museu de Fauna da Caatinga localiza-se no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina-PE. As inscrições são presenciais e gratuitas.
NEMA
O NEMA é uma iniciativa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enquanto Subprograma Flora – PBA 23 do Programa de Conservação da Fauna e Flora, no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, do Ministério da Integração Nacional. Sua atuação nas áreas sob influência do PISF está voltada para a coleta de sementes, conforme o PBA 23, tendo como finalidade a produção das mudas que serão necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas no Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09.