JN no Ar exibiu ontem à noite reportagem especial sobre a seca que assola o norte da Bahia. A equipe do Jornal Nacional no Ar desembarcou por volta das 23h da última segunda (23) no Aeroporto Nilo Coelho em Petrolina. Sob o comando da repórter Bete Luchese, dois cinegrafistas, dois técnicos de engenharia e um editor que compõem a equipe de reportagem, seguiram na manhã de ontem (24) para o município baiano de Casa Nova para retratar o Estado que passa pela pior seca dos últimos 30 anos, (dados da Defesa Civil), mesmo com a riqueza natural do Rio São Francisco.
A localidade escolhida como cenário da seca verde do semiárido foi Poço de Pedra que fica localizada a 24 km da cidade de Casa Nova. Lá apesar do local contar com o poço e ser próximo do Rio São Francisco, a comunidade vive a triste sina diária do abastecimento através de carros-pipa, distribuição que alimenta a indústria da seca.
As cenas se repetem descompensadamente durante anos, filas quilométricas para conseguir um balde d’água ou troca de favores políticos por uma caixa d’agua ou uma carrada do pipa. É o fomento da famigerada política em torno da distribuição de água aos sertanejos.
Mais de 500 municípios do Nordeste estão em situação de emergência; desses, 214 na Bahia. Pernambuco também vive situação crítica de falta de água em áreas de cerqueiro.
Por Mônia Ramos