Começará sábado (05), em Petrolina, a campanha de imunização contra a gripe. Crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes e idosos a partir de 60 anos vão poder se vacinar nas 44 Unidades Básicas de Saúde do município e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família até o dia 25 de maio, das 08h às 17 horas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que pelo menos 28 mil pessoas sejam imunizadas neste ano.
O Dia D da campanha acontecerá no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, data escolhida para chamar a atenção da população para a importância da vacinação. “O nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Buscamos proteger os grupos mais vulneráveis para impedir o agravamento da doença”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, informando que a vacina imuniza contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011, quando foi ampliado o público alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25.134 milhões de pessoas em todo o país. Em Petrolina, mais de 26 mil pessoas foram vacinadas.
A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A vacinação deve acontecer anualmente devido às mudanças das características do vírus.