O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) é a única unidade de saúde pública da região do Vale do São Francisco referência para os atendimentos de urgência e emergência de neurologia e neurocirurgia de alta e média complexidade. No ano de 2015, o hospital passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que viabilizou a contratação de mais profissionais e a liberação de recursos financeiros.
Os mais de 4 milhões de reais investidos, entre anos de 2016 e 2017, proporcionaram a reestruturação do centro cirúrgico com a aquisição de equipamentos de ponta como: microscópio neurocirúrgico; arco cirúrgico, equipamento de radiografia que permite a obtenção de imagens digitais do paciente em tempo real, a partir de diferentes perspectivas durante a cirurgia, e um aspirador ultrassónico, utilizado na remoção de tumores cerebrais e do sistema nervoso central.
As melhorias no aparato tecnológico vêm contribuindo para a potencialização do serviço de neurocirurgia. Entre os meses de janeiro e setembro de 2017, foram realizadas 340 neurocirurgias, uma média de 38 por mês. Este número já superou o ano de 2015, quando ocorreram 327 cirurgias, e está próximo de alcançar e ultrapassar as 388 feitas em 2016. Os números se tornam ainda mais significativos quando se considera o alto grau de complexidade desses procedimentos, uma vez que, geralmente, uma cirurgia desta especialidade dura no mínimo quatro horas.
O número de atendimentos ambulatoriais também tem crescido de forma relevante. De janeiro a setembro deste ano, prestou-se 1.182 atendimentos de neurologia e 1.002 de neurocirurgia.
A evolução proporciona qualificação aos residentes
O Programa de Residência Médica (PRM) de Neurocirurgia do HU-Univasf foi implementada em março de 2010, através de um acordo entre a Univasf e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Poucas instituições pelo país oferecem residências em neurocirurgia. Dos 39 hospitais da rede Ebserh somente 10 disponibilizam vagas para residentes na área. No Nordeste, este número cai para 03 e o HU-Univasf é a única unidade localizada em uma cidade no interior.
A residência leva um período de 05 anos para ser concluída. Dois profissionais já se formaram enquanto 05 vêm passando pelo programa atualmente. Um deles é o médico residente Heverty Alves Neto, natural de Juazeiro do Norte (CE), que escolheu o HU-Univasf devido à grande área atendida pelo hospital.




