Com o objetivo de capacitar oficiais superiores (majores, tenentes-coronéis e coronéis) e oficiais intermediários (capitães) foi encerrado nesta quarta-feira (18), no auditório do Centro de Operações e Inteligência, dois cursos promovidos pela Academia de Polícia Militar da Bahia. O Gerencial de Comando Operacional, para atuação a frente de unidades até o nível de batalhão, dentro da filosofia de polícia comunitária, e Comando Intermediário Operacional, para comandantes de companhias independentes, convencionais ou especializadas.
O evento contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do subsecretário, Ary Pereira Oliveira, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Anselmo Brandão, e do chefe da Casa Militar do Governo,coronel PM Carlos Augusto Gomes. “É mais um exemplo do investimento que estamos fazendo nos nossos policiais, para que possamos melhorar nosso atendimento à população de toda Bahia”, afirmou Barbosa.
Além dos integrantes da PM e do BM da Bahia, os cursos contemplaram também dois majores e dois capitães da PM e dois capitães do Corpo de Bombeiros de Sergipe. “Esse curso representa uma mudança muito grande na minha carreira, a polícia baiana possui uma expertise muito grande em treinamento e capacitação, e essa atividade nos credencia a ser comandante em qualquer unidade”, explicou o major Eduardo Brandão da PM de Sergipe, um dos formandos do dia.
Com carga horária de 130 horas, os cursos contaram com módulos como policiamento comunitário, ações de comando,gestão de pessoas, comunicação social, estrutura e funcionamento de unidade operacional e logística operacional foram alguns dos temas tratados.
Para o comandante-geral da PM, o encerramento dessas atividades marcam o processo de educação continuada que a corporação precisa. “São novas ferramentas de gestão que foram incorporadas pela nossa Academia. Precisamos de bons comandantes e bons gerentes, preparados para conduzir os processos e terem uma visão sistêmica”, disse o coronelAnselmo.




