Foram prorrogadas até o dia 10 de dezembro as inscrições para o “Seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à luz dos riscos socioambientais”. O evento, que será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e tem como objetivo debater os riscos socioambientais da utilização dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.
O seminário ocorre no auditório do CNMP, em Brasília, e conta com a participação de estudiosos e especialistas nacionais e internacionais que atuam no cenário ambiental e hídrico no Brasil, Itália, Palestina e Holanda. É destinado a membros do Ministério Público, juízes, advogados, estudantes, servidores públicos, organizações não governamentais e entidades internacionais. As inscrições podem ser realizadas pela internet até o dia 10 de dezembro, às 19 horas. Os participantes receberão certificado com carga horária de 15 horas. Inscrições no dia do evento também podem ser realizadas, mas estão sujeitas à lotação do espaço.
Programação
A presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fará a abertura do seminário, que contará, também, com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Antônio Herman Benjamin. Entre os especialistas internacionais, estão confirmados a holandesa Mariet Verhoef-Cohen, presidente da rede “Women for Water Partnership”; o italiano Stefano Burchi, presidente executivo da Associação Internacional para Direito da Água na Itália; e Ayman Rabi, diretor executivo do Grupo Palestino de Hidrologia palestina e conselheiro mundial da International Union for the Conservation of Nature (IUCN).
Das 9h às 18h30, durante os dois dias, a programação discutirá a defesa do uso da água na perspectiva dos direitos humanos. Serão realizados painéis temáticos sobre a problemática da escassez de água nos contextos urbano e rural e a atuação do Ministério Público na proteção desse direito fundamental à vida humana.
O maior desastre ambiental da história brasileira, a tragédia de Mariana, em Minas Gerais, estará na pauta do evento. Outro painel trará a questão da proteção jurídica da água no direito brasileiro e comparado, além da jurisprudência brasileira sobre o assunto.
Serão debatidas ainda a preservação da água nas florestas e a exploração dos recursos no meio rural, em razão da presença de grandes empreendimentos no campo e das violações de direitos da população local. A exploração de água em cidades e campos trará reflexões sobre poluição, renaturalização de rios, áreas de preservação permanente e proteção do consumidor.




