O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) é responsável pelo policiamento ostensivo da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Norte que reúne quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), dentre elas a AISP 46 composta pelos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Sobradinho. E neste mês de janeiro a RIPS Norte teve uma diminuição nos índices de violência, especialmente em Juazeiro.
As RISPs e AISPs são delimitações territoriais criadas pelo estado da Bahia, em consonância com o Programa Federal Pacto pela Vida, que tem como objetivo estabelecer perímetros para a ação dos órgãos de Segurança Pública, (Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica), que devem atuar de forma integrada, dentro de tais limites territoriais.
A RISP Norte reduziu o número de Crimes Violentos Intencionais (CVLI) no mês de janeiro 25,5%, ou seja, em mais de um quarto, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Já a AISP 46 teve um decréscimo de 33,3%, com especial destaque para o município de Juazeiro onde os CVLIs reduziram pela metade, 50%.
O CPRN atribui o quadro ao empenho e dedicação dos policiais militares que compõem o efetivo do órgão, são mais de 2500 homens e mulheres que saem todos os dias de suas casas e arriscam a própria vida para garantir segurança pública de qualidade para a população. É um trabalho arriscado e extenuante, mas que é realizado com profissionalismo e qualidade, e que nunca se considera completo, pois busca a cada dia progredir e melhorar os serviços oferecidos à sociedade.
Mas, não obstante a sensação de dever cumprido face aos índices alcançados, a PMBA, o CPRN e todos os policiais que lá trabalham se comprometem a continuar lutando incansavelmente para a manutenção da ordem pública e para aumentar a sensação de segurança pública da sociedade do Norte Baiano. “Apenas uma batalha foi vencida, mas seguiremos fortes, rumo a um dois mil e dezoito excepcionalmente tranquilo”, diz o coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN.
Fonte: Ascom/CPRN




