renata-laurentinoPsiu”, “Gostosa”, “Pego fácil”, “Você é incapaz”, “Não faz nada direito”: o assédio tem várias vozes. Ele pode ser, inclusive, silencioso.

Olhares intimidadores e toques indesejados também configuram o crime, que pode ser de cunho sexual, moral e até mesmo religioso.

[O G1 publica, nesta semana, uma série de reportagens especiais em razão do Dia da Mulher, celebrado na quinta-feira (8)]

Nenhuma mulher está livre de sofrer com o assédio. Confira abaixo alguns relatos que reforçam a necessidade de educar as pessoas para o fato de que assédio não é elogio.

O combate pode ser feito através de denúncias no Disque 180, ou com registro de boletim de ocorrências nas Delegacias de Especiais de Atendimento à Mulher (Deam).

“Com certeza todas nós, mulheres brasileiras, já sofremos algum tipo de assédio, principalmente assédio sexual. Algum tempo atrás, estava andando na rua e um cara passou e pegou no meu peito. É uma agressão inesperada e a reação que tive foi dar um tapa nele. É uma coisa muito assustadora, é muito ruim a falta de respeito, essa falta de educação básica. Me afetou muito ser assediada naquele momento, ficou aquela forte sensação de desrespeito. A partir desse momento, fiquei mais arisca com relação a esse tipo de coisa. Não permito que toquem em mim sem a minha permissão de maneira alguma”.

“Comigo aconteceu há muitos anos, com um ginecologista. Ele me colocou deitada, com as pernas abertas para fazer os procedimentos. Na hora de examinar, ele começou a se esfregar em minhas partes íntimas. Fiquei com medo na hora. Quando ele se afastou, me vesti e fui embora correndo. Como que um médico faz isso? É uma falta de respeito total. Hoje a gente fica atenta porque a gente vê exemplos de pais que fazem com crianças. Ele era cliente do meu restaurante e parou de frequentar depois disso. Esse caso mexeu muito comigo, fiquei traumatizada. Hoje, só me consulto com médica mulher, por medo”.

“Eu lembro de quando eu era estagiária. Tem sempre aquela brincadeira perversa, de tentar responsabilizar a pessoa que faz o estágio por todos os erros porque trata aquela pessoa como alguém de menos valia. Eu me lembro que isso me incomodava muito, até que houve uma vez em que eu fui chamada de ‘primata’, já que eu era estagiária. Eu era a ‘base da pirâmide’ dentro da empresa, e eu não gostei dessa brincadeira. Quando eu trabalhava em um jornal, as pessoas diziam sempre que eu deveria estar na capa, de uma forma sensual. Eu sempre dizia que, ser garota da capa não tinha problema algum, mas eu estava tentando produzir conteúdo porque eu era tão capaz ou até mais do que a maioria deles que estavam ali”.

“Já passei por várias situações… Que mulher que nunca né? Inclusive tem um episódio marcante onde eu estava no finado Rock in Rio no Aeroclube [antiga casa de shows em Salvador] e um cara tentou me beijar à força, mas eu fui mais rápida e dei um direto [soco] na cara dele (sempre fiz artes marciais, mas essa foi a primeira e única vez que usei como defesa pessoal). Eu bati e comecei a gritar. O cara não acreditou no que tava acontecendo porque o soco entrou forte bem no meio da cara e ele cambaleou. Chamei os seguranças, mas ninguém fez nada. O cara ficou me provocando depois e quem teve que sair do lugar fui eu. Meu irmão estava atrás de mim na hora do soco e ficou de cara [risos]. Esse foi um dos episódios de abuso…passei por outros…Quanto ao assédio verbal, passei por várias situações também”.

“O cara me deu ‘psiu’ e me chamou de gostosa. Revirei os olhos, super desconfortável e tentando ignorar. Aparentemente, na cabeça doida dele, o meu revirar de olhos foi um convite pra ele vir até mim e assim ele o fez. Pegou no meu braço e me disse que eu era “Gostosa pra C*”. Retribuí o ‘elogio’ pedindo que ele me soltasse e que guardasse os machismos dele para ele porque a mim nada interessavam. Ele começou a gritar falando que as mulheres de agora não sabem mais nem receber um elogio, que somos todas ‘mal amadas’ e ‘mal comidas’. De primeira fiquei chocada, só olhando ele esbravejar, não consegui nem me mexer e muito menos entender a situação toda”.

“Nos movimentos sociais de Salvador, eu comecei a trabalhar com pais que, aparentemente, tinham discurso e atitudes incoerentes. Eu lembro exatamente do dia que essa pessoa falou que queria se relacionar afetivamente comigo. Eu falei que não. Ele insistia, roubava beijos a força e eu ficava extremamente chateada. Sem contar que ele me disse que conseguia tudo e a qualquer momento, não importasse como. Aí me bateu medo porque achei que ele poderia me abusar [sexualmente]. Falei com minha mãe, ela me aconselhou a me afastar. Foi algo bem complexo”.

“A gente ensaiava para uma peça em um teatro, e aí ele me olhava estranho. Uma vez, depois de um ensaio, eu estava com as meninas usando o banheiro para tirar a maquiagem, e acabei ficando por último. Daí, nesse dia, ele entrou no banheiro e já veio me agarrando. Eu tomei um susto, pedi pra parar e ele dizendo que sempre quis ficar comigo. Ele era alto e bem mais forte que eu, e tentou me beijar. Eu comecei a falar firme com ele, pedindo pra ele me respeitar. Até que ele viu que eu estava brava, me soltou e saiu do banheiro. E aí foi um mix de sensações, eu fiquei chateada, envergonhada, com raiva. Hoje eu não faço mais teatro”.

“Sou mulher transexual afrolatina e sofro assédio pelo simples fato de existir. Frequentemente, me fazem propostas sexuais, com a maior naturalidade do mundo, como se eu estivesse aqui unicamente pra isso. No ambiente do rap, onde o machismo está enraizado, a maioria dos homens tenta me deslegitimar e anular o meu talento em público, rindo, fazendo piadas, ou me subestimando como pessoa. Uma vez, brincando de free style em uma rodinha de ‘conhecidos’, o cidadão me mandou chupar o membro dele e depois lavar a louça”.
“No ambiente corporativo acontece frequentemente, não só comigo, mas também com colegas. Alguns homens não aceitam a nossa presença no lugar e tentam calar a gente. É sempre uma tentativa de se mostrar mais entendido do assunto, cortando nossa fala. Quando não é assim, acontecem as situações de ficar repetidamente mencionando o quanto você está bonita, de uma forma que dá a entender que isso se sobrepõe à sua inteligência”.

“No dia que aconteceu eu estava indo ao banco, dentro de um shopping. Eu sou uma mulher grande, tenho o quadril largo e isso acaba chamando atenção. Estava vestida ‘comportadamente’, quando um senhor que aparentava ter mais de 60 anos pegou no meu braço e disse no meu ouvido: ‘gostosa’. Aquela palavra me feriu de uma forma, que só eu sei o que eu senti na hora. Esqueci que ele era um senhor, peguei ele pelo braço e comecei a xingá-lo e pedi respeito. Aí eu chamei o segurança, que me disse que não valia a pena dar queixa porque o shopping não queria dar alarde à situação”.

Confira série especial do G1 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher:

 

G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More