Para ingressar no mercado, estudantes recorrem ao estágio em detrimento de vagas formais

estágio_lidera_preferência_jovens_trabalhadoresEm ascensão entre as empresas privadas e órgãos públicos do país, os programas de estágio vêm apresentando estabilidade e crescimento gradual, inclusive, dados da Companhia de Estágios – assessoria e consultoria especializada em vagas de estágio e trainee – revelam que a modalidade está recuperando o número de vagas suprimidas pela crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos e apresentando projeções positivas para os próximos semestres.

Esse cenário tem atraído cada vez mais estudantes em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, e as estatísticas já apontam um aumento na quantidade de inscritos. Diferente do mercado celetista, que ainda tem um saldo negativo, os programas de aprendizagem seguem estáveis e continuam contratando mesmo em meio ao cenário econômico conturbado do país.

Diante disso, o levantamento anual feito pela recrutadora identificou que o estágio não só ganhou a preferência daqueles que ainda frequentam as salas de aula, como também aumentou o nível de exigência e competitividade entre os candidatos.

Jovens sofreram os piores efeitos da recessão

Em agosto do ano passado o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Censo da Educação Superior brasileira de 2016. De acordo com o levantamento, houve um total de 8.052 milhões de estudantes matriculados. Já o Censo Escolar da Educação Básica registrou 8.133 milhões de matrículas do ensino médio no mesmo ano.

São mais de 16 milhões de alunos com potencial para o mercado de trabalho, no entanto, essa é justamente a parcela da mão de obra brasileira (entre 14 e 24 anos) que mais tem amargado os efeitos da crise nos últimos anos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com menos tempo de experiência, iniciando a vida profissional e, muitas vezes, com um nível menor de qualificação, esse grupo foi atingido com mais intensidade pelos percalços da economia – o segmento acumula maior perda percentual de ocupação segundo o Ipea. Com dificuldades de conseguir emprego e maior número de demissões, esses jovens buscam alternativas para driblar a crise, por isso, boa parte deles tem migrado a procura do mercado formal para os programas de aprendizagem, que vêm apresentando números expressivos nos últimos anos.

Procura acentuada e benefícios atrativos

De acordo com a pesquisa “O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2018” que contou com a participação de 5.410 estudantes de todas as regiões do país, nos últimos dois anos os estudantes priorizaram a busca por um estágio: 55,5% participou de ao menos uma entrevista para esse tipo de vaga no período, enquanto para vagas formais, a participação cai para 39,6%. E, atualmente, 58% dos entrevistados estão em busca de uma oportunidade de estágio.

Com o encolhimento do mercado de trabalho brasileiro e a recessão que o país enfrenta, os programas de aprendizagem saem na frente na preferência dos estudantes e atraem cada vez mais candidatos. De acordo com Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, o número de inscritos aumentou progressivamente desde 2014, mesmo ano em que o mercado formal começou a declinar, e, desde então, já soma mais de 20% nas inscrições da recrutadora.

Para o especialista a expectativa é que o número continue subindo: “Somente no ano passado foram mais de 200 mil inscritos em nossos processos seletivos realizados em todo o país. Além disso, o estágio ainda se mantém na contramão da crise, pois o número de vagas também apresenta índices favoráveis: nesse mesmo período os postos anunciados subiram 19% em comparação com o ano anterior. Sem contar que o programa é mais flexível justamente para se adequar a rotina dos estudantes, por isso se tornam mais atraentes para estudantes, que enxergam uma saída para driblar a crise e conseguir uma colocação”.

Disputa acirrada

O aumento no número de inscritos, mesmo acompanhado do crescimento na oferta de vagas, impactou na concorrência dos programas de aprendizagem, fato que já é percebido pelos candidatos em busca de uma colocação. Segundo o levantamento da recrutadora, 52% dos entrevistados afirmam que não há diferença no nível de dificuldade ou competitividade nos processos seletivos de estágio em comparação com as entrevistas realizadas pelo mercado celetista. O que demonstra que, mesmo os postos sendo voltados, exclusivamente, para os estudantes, o nível de exigência subiu e, para se destacar, é preciso investir em qualificação. Inclusive, ainda de acordo com o estudo, boa parte desses jovens afirma que não se sente preparado para encarar o mercado formal e, portanto, deseja participar do estágio para ganhar experiência e segurança.

Quem sai ganhando?

Os programas de aprendizagem oferecem ao estudante uma carga horária reduzida para facilitar a conciliação entre trabalho e estudo, além de férias proporcionais. Também há outros benefícios que podem constar no termo de compromisso, como bolsa-auxílio e auxílio transporte. Mas, para a maioria dos candidatos, o estágio representa muito mais do que isso: a pesquisa aponta que a principal razão pela qual esses jovens optam pelo programa é o desejo de adquirir uma bagagem profissional.

A oportunidade significa uma porta de entrada no mercado de trabalho, especialmente, pelo fato de não exigir experiência prévia como o mercado formal exige. Dessa forma, mesmo aqueles que buscam o primeiro emprego podem competir nos processos seletivos. O levantamento mostrou ainda que, dentre os estagiários atuantes, quase 70% demonstra satisfação com a vaga atual, o que a maioria deseja é ser efetivada ao final do contrato.

Já para as empresas, esse tipo de vaga representa a redução de custos e impostos trabalhistas, por não caracterizar vínculo empregatício. Mas Mavichian explica que não para por aí: “As organizações que implementam o programa logo percebem o conjunto de benefícios agregados à contratação de estagiários. Como o jovem ainda está em processo de formação, seu conhecimento é continuo e atualizado, além disso, ele pode ser treinado de acordo com a cultura organizacional, oferecendo uma mão-de-obra qualificada alinhada com os objetivos da empresa”.

Público alvo

Os programas de estágios são destinados a alunos do ensino médio/técnico e nível superior como uma forma de complementar a formação dos estudantes, permitindo que coloque em prática todo o conteúdo apreendido em sala de aula. Portanto, a primeira regra para se candidatar é estar matriculado em uma instituição de ensino para garantir o cunho educativo do estágio.

Não há dúvidas que os programas de aprendizagem conferem uma série de vantagens aos estudantes que buscam ascensão no mercado. Porém, para assegurar que esses jovens não serão encarados apenas como uma mão-de-obra de baixo custo, há a lei do estágio (nº 11.788), que regulamenta as regras que devem ser seguidas vigorosamente para que o programa não se distancie de seu foco principal e não acabe gerando um vínculo empregatício com a empresa contratante.

 

Companhia de Estágios | PPM Human Resources

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More