A programação do Cinema no Vale inicia hoje (11), às 19h, no auditório da biblioteca do campus sede, em Petrolina, com entrada franca. As exibições seguem até o dia 22 de junho, realizando uma retrospectiva em comemoração aos sete anos do projeto.
A mostra reúne obras nacionais, clássicos americanos e animação. Um dos objetivos do evento é realizar debates com espectadores a partir das temáticas abordadas nos filmes. O primeiro a ser exibido será o clássico “Um estranho no ninho”, dirigido por Milos Forman, em seguida haverá um debate sobre os conceitos de normalidade social, com as professoras Aléssia Fontenelle, Alice Chaves e Bárbara Cabral.
A programação continua com os filmes: “Aspirinas e urubus”, do diretor pernambucano Marcelo Gomes; “Alta felicidade, comédia de Stephen Frears; “Dançando no escuro”, dirigida por Lars Von Trier; a animação “A viagem de Chihiro”, produção japonesa de Hayao Miyazaky. E para encerra a mostra dos sete anos do cinema no Vale será exibido o documentário nacional “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho.
O cinema do Vale acontece todas as sextas-feiras, e a partir do dia 18, a programação retorna ao horário habitual, às 19h30. O projeto é coordenado pelos professores Afonso Henrique Menezes, do colegiado de psicologia, e Janedalva Gondim, do colegiado de Artes Visuais, a iniciativa exibe para toda a comunidade produções clássicas ou fora do circuito comercial através de mostras mensais.