Será realizado nesta quinta-feira (26) pela primeira vez em Petrolina, no Sertão de Pernmabuco, uma ação no Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. A atividade vai acontecer, a partir das 7h, no Parque Municipal Josefa Coelho. Serão oferecidos gratuitamente t, aferição da pressão arterial, além de esclarecimentos sobre hipertensão e aconselhamento sobre atividade física aos hipertensos.
Participarão da ação uma equipe multiprofissional de saúde com médicos cardiologistas, estudantes de medicina e a equipe da academia da cidade.
O evento é promovido pela sociedade brasileira de cardiologia-regional Pernambuco (SBC-PE), a Residência em Cardiologia da Univasf, a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU/UNIVASF e a secretaria municipal de saúde de Petrolina.
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial é a maior causadora de mortes no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de 10% na sua incidência na última década. Ela ocorre quando a pressão arterial está igual ou maior que 140 por 90 milímetros de mercúrio. Quando a pressão está em torno de 120 por 80, ou seja 12 por 8, é o ideal. Apesar de causar tantos problemas, a hipertensão não é difícil de ser tratada e pode ser controlada através das mudanças no estilo de vida e também tomando as medicações regularmente. Mesmo assim, apenas 20% dos hipertensos brasileiros se medicam corretamente.
G1 Petrolina




