Uma série de ações desenvolvidas pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) irá beneficiar mais de 150 pequenos produtores rurais do Território de Identidade de Itaparica. Técnicos da empresa irão emitir Documentos de Aptidão (DAPS) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e prestar assistência técnica, nestas quinta e sexta-feiras (10 e 11), nas cidades de Abaré, Rodelas e Chorrochó.
Os pescadores do município de Abaré receberão na quinta-feira cerca de 40 DAP, emitidas pela Bahia Pesca. Os documentos serão entregues no povoado de Ibó, das 8h30 às 17h30. Já na sexta será a vez dos pescadores de Rodelas terem acesso aos documentos. As 40 DAPs serão emitidas nas agrovilas R7 e R8, das 8h30 às 17h30. O documento é indispensável para acesso a políticas públicas, como o PRONAF, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa de Habitação Popular.
“Com a DAP o pescador é reconhecido como produtor rural e pode acessar diversos programas do governo federal para o desenvolvimento da agricultura, como financiamentos com baixa taxa de juros e programas de habitação popular”, explica o gerente da Bahia Pesca em Paulo Afonso, Anttônio Almeida Júnior. A emissão de DAP em Abaré e em Rodelas será realizada em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER). Para ter direito à Declaração, o pescador e aquicultor devem ter a maior parte de sua renda obtida com a atividade da pesca ou da aquicultura.
Já as ações de assistência técnica aos pequenos produtores rurais estarão concentradas na quinta-feira, envolvendo 30 famílias do povoado de Barra do Tarrachil, em Chorrochó, que receberão visitas dos técnicos da empresa que lhes darão orientações para aumentar a produtividade.
A Tarde




