Unidades de saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estarão abertas neste sábado (12) para o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os grupos prioritários poderão receber a vacina contra os vírus Influenza B, H1N1 e H3N2 mediante a apresentação de documento de identificação e cartão do SUS. O mutirão segue até o dia 1º de junho.
O público-alvo são idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, professores, povos indígenas, jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais. Pessoas alérgicas a ovo, que tiveram reação anafilática em doses anteriores ou que estejam passando por doenças agudas não devem ser vacinadas.
A abertura oficial do Dia ‘D’ será na unidade Ricardo Soares, localizada no bairro Cohab Massangano, zona oeste da cidade. As demais unidades também funcionarão das 8h às 17h, na zona urbana, e das 08h às 13h, na zona rural. As vacinas também estarão disponíveis nas Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs) Policlínica e Servidor, e em um ponto móvel no bairro Atrás da Banca.
Números no estado e na cidade
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 23 de abril. Em Pernambuco, até esta semana, foram imunizadas mais de 400 mil pessoas. Neste sábado (12), no Dia ‘D’, cerca de 5 mil pontos de vacinação estarão disponíveis. Entre abril e maio deste ano, três pessoas morreram, no estado, vítimas do vírus H1N1. Já em Petrolina, até o dia 07 de maio, mais de 13 mil doses da vacina já haviam sido aplicadas. A expectativa é de que 70 mil pessoas sejam vacinadas até o final da campanha.
G1 Petrolina




